18.12.2019
university_illinois_2.jpg

Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, durante a sua digressão nos EUA, participou na maior conferência Internacional de Música de Banda e Orquestra do mundo, a prestigiada The Midwest Clinic. Foram mais de 1500 as pessoas que assistiram à atuação deste agrupamento musical do Politécnico de Lisboa. A conferência teve lugar em Chicago e reuniu cerca de 18 mil participantes de mais de 30 países.

Midwest Clinic
Diversas individualidades do mundo da música assistiram à atuação da Orquestra de Sopros, nomeadamente Carol Barnett e Xi Wang, as compositoras de duas das peças interpretadas pela orquestra. No final do concerto, ambas as compositoras expressaram o seu agradecimento e deram os parabéns pela “maravilhosa interpretação dos seus temas".

A digressão da Orquestra de Sopros nos EUA decorreu até ao dia 22 de dezembro e contou com a participação de 65 membros do agrupamento musical da ESML, bem como a participação de Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa e António Belo, vice-presidente do IPL. Para além da conferência, a orquestra atuou nos dias 16 e 17 de dezembro, respetivamente, na Universidade de Illinois - Smith Memorial Hall e no Carthage College - Kenosha - Wisconsin

No decorrer da conferência The Midwest Clinic,  várias orquestras académicas e profissionais estiveram reunidas para partilhar métodos de formação e inovações. Entre estudantes e profissionais, os membros da Orquestra de Sopros da ESML tiveram a oportunidade de divulgar a produção musical e cultura portuguesa, e ainda contactar com figuras de maior relevo do meio musical e do ensino. A conferência centrou-se também nas tendências do futuro para a indústria e formação.

Orquestra de Sopros na Universidade de Illinois
A Orquestra de Sopros da ESML na Universidade de Illinois. No final do concerto, Elmano Margato, presidente do IPL, agradeceu o acolhimento da universidade na pessoa da maestrina Linda Moorhouse.

Na Universidade de Illinois, a Orquestra de Sopros da ESML tocou perante uma plateia de professores, estudantes e restantes membros da comunidade. Entre as peças tocadas destaca-se “Pianissimo” da autoria de Carlos Caires, professor do Politécnico de Lisboa, com a participação da pianista Ana Telles. A maestrina Linda Moorhouse, professora na Universidade de Illinois, dirigiu ainda algumas das peças da atuação.

Carthage College

A Orquestra de Sopros da ESML na Carthage College, Wisconsin

Já o concerto na Carthage College contou com a presença de portugueses e lusodescentes da localidade de Kenosha. Para estes emigrantes "foi uma surpresa ter visto de manhã, nas notícias locais, a vinda da orquestra portuguesa e claro que não podíamos faltar”.  Outro espectador, filho de pais portugueses referiu “a satisfação de poder falar português”.

A comunidade universitária teve um papel importante na deslocação do agrupamento musical do
Politécnico de Lisboa.  Os estudantes foram acolhidos por famílias de Urbana, cidade onde se situa o campus da Universidade de Illinois, tendo-se se rapidamente estabelecido relações de amizade entre os estudantes da ESML e alguns membros desta comunidade.

A participação na
The Midwest Clinic, contou desde logo com o apoio do Politécnico de Lisboa, com o Alto Patrocínio da Presidência da República, para além dos contributos da Flad - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ordem dos Engenheiros TécnicosA Orquestra de Sopros da ESML foi a única orquestra europeia selecionada para participar na 73.ª edição da conferência.

Orquestra de Sopros da ESML nos Media:

Sic Noticias
Antena 2