07.04.2017
alunosesml.jpg

O programa de concerto inclui X-Millenials, uma obra inédita do compositor Nuno Dario, premiado em 2016, com uma medalha de prata nos Global Music Awards, na categoria de originalidade e criatividade e Clássica-Avant-Garde/Cross Genre, com a obra "Four poems in search of a music play".

Nuno Dario é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa e, já em 2012 foi distinguido com o Prémio de Mérito nos Global Awards, pela banda sonora do filme "Earth is home". A música que compõe desafia as fronteiras entre a música pop, o clássico-contemporâneo, EDM, Rock, World, géneros cinemáticos e entre diferentes média. Tem uma produção musical vasta para cinema, televisão, concert-hall, teatro, dança e web. O compositor premiado fez o doutoramento em Composição no Royal Holloway College em Londres e o curso de Música para cinema na UCLA (Los Angeles) onde também conquistou a prestigiada BMI/Jerry Goldsmith Film Scoring Scholarship.

Os concertos da Orquestra Sinfónica da ESML dos dias 8 e 9 de abril, incluem obras de W. A. Mozart e Piotr Tchaikovsky. A direção é do maestro Vasco Azevedo, professor de Direção Coral, Análise, Orquestra e Coro na Escola Superior de Música de Lisboa, e Professor de Análise na Academia Superior de Orquestra. É desde 1995 maestro titular e Diretor Musical da Sinfonietta de Lisboa e tem dirigido, na qualidade de maestro convidado, as Orquestras Sinfónica Portuguesa, Metropolitana, Nacional do Porto, Filarmonia das Beiras, Sinfónica Juvenil, Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Orquestra Portuguesa das Escolas de Música.

O solista é Pedro Vitorino, no violino, aluno de licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa. Pedro já tocou com a Orquestra de Sopros Artave, Orquestra Sopros ESML, CSUF Wind Symphony, CSUF Symphony Orchestra e RounTop Festival Orchestra. O estudante já foi distinguido com vários prémios, entre os quais, Jovem Talento, 1.º prémio no concurso “Paços Premium”, 1.º prémio no “Student concert competition”, na California State University Fullerton e, em 2012 saiu-se vencedor na SAI Music Scholarship Competition, em Los Angeles.

A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa é uma das várias formações da instituição do Politécnico de Lisboa. Com objetivos pedagógicos, a Orquestra integra, atualmente, cerca de 50 elementos, desde sopros, cordas e percussão. Para o programa 5 do próximo fim de semana, vai ser usada electrónica, para a apresentação da obra de Nuno Dario. Esta é uma oportunidade para os estudantes da ESML trabalharem repertórios específicos num ambiente profissional de muita exigência.

A Escola Superior de Música de Lisboa, apresenta-se, no panorama nacional e internacional, como uma das escolas de referência, cumprindo a missão de oferecer a formação artística, técnica, tecnológica e científica, ao mais alto nível, de profissionais na área da Música.

O prestígio e distinção alcançados têm-se consolidado ao longo dos últimos anos, em resultado não só das suas origens e na reconhecida qualidade e nível internacional do seu corpo docente, mas também na dinâmica, diversidade, projecção e qualidade das suas realizações artísticas nos domínios da produção e divulgação artística, do ensino e da investigação, as quais ilustram e corporizam bem o seu compromisso com a constante procura da excelência, de abertura à inovação e à contemporaneidade.

Localizada no Campus de Benfica do IPL, dispõe de instalações de reconhecido prestígio internacional, também no plano arquitectónico. Na prossecução da sua missão promove um ambiente de ensino/aprendizagem dotado dos mais altos padrões de exigência e de qualidade, orientando os estudantes no sentido do seu desenvolvimento com vista a desempenhos profissionais empreendedores, nacional e internacionalmente competitivos e socialmente relevantes, nas áreas das Artes e Indústrias Musicais.

O concerto vai decorrer no Auditório Vianna da Mota da Escola Superior de Música de Lisboa, situada no Campus de Benfica do IPL e tem entrada livre.