23.05.2022
Pedro Pinheiro, presidente do ISCAL

Foi uma das afirmações feitas pelo presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Pedro Pinheiro, na sessão solene que assinalou os 263 anos da Aula do Comércio, a 19 de maio, caracterizada pelas habituais intervenções institucionais e uma tertúlia dedicada ao projeto do livro “A Aula do Comércio ilustrada”.

Ao presidente do ISCAL coube o discurso de encerramento da cerimónia, marcadamente motivacional e virado para o futuro, visão partilhada por Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, que representou a instituição e, para quem devem ser postos “os olhos no futuro com esperança e otimismo, mas orgulhando-nos do passado desta instituição”.

Maria João Escudeiro
Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa

Também docente do ISCAL, Maria João Escudeiro ressaltou, na intervenção, a importância da educação e ensino superior para a formação integral dos cidadãos, ao citar Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

A vice-presidente do IPL fez questão de valorizar o “ato de grande responsabilidade para com a sociedade” que é a atribuição do grau de licenciado ou mestre pelas escolas do Politécnico de Lisboa. Ao ISCAL lançou desafios como: "a inovação pedagógica, nomeadamente quanto à adaptação de planos curriculares mais flexíveis integrando e promovendo competências que não somente as competências técnicas e científicas, competências estas claramente necessárias e relevantes para uma integração de sucesso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação de cidadãos adaptáveis e resilientes, e a possibilidade de fomentar o upskilling e reskilling dos cidadãos, impulsionadas por novas ofertas formativas, designadamente, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência".

Já o presidente do ISCAL falou do que se antevê ser o futuro da instituição, “que não se constrói sozinha (...), mas “alicerçada em homens e mulheres que trabalharam, diariamente, e que fizeram desde há 263 anos um determinado caminho. E só podemos garantir mais 263 anos de história se assim continuarmos”.

Consciente da necessidade de alterar um conjunto de aspetos na instituição, tais como “a questão da qualificação do corpo docente, a necessidade de inovação do processo pedagógico, de ter mais recursos,  novas instalações”, Pedro Pinheiro referiu que, mais do que “falarmos sempre muito nas necessidades que temos, vamos por o foco no que temos para dar”.

Ainda que antevendo tempos difíceis do ponto de vista económico, que se vão refletir no financiamento do ensino superior, o atual líder do ISCAL, preferiu dar ênfase a palavras positivas: “esta instituição vai ser muito mais do que é hoje quando todos trabalharmos em conjunto. O talento está aqui, em cada um de vocês. O que fazemos aqui, fazemos muito bem. O que preparamos, aqui, tem uma qualidade reconhecida no mercado de trabalho”, frisou. O líder da instituição referiu que, “enquanto for possível vou dar tudo o que tenho. Arregaço as mangas e luto o que for preciso por cada um de vocês”.

Paula Franco
Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados

Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados foi a oradora convidada da cerimónia. Sobre o ISCAL disse ser uma referência nos profissionais de Contabilidade. “São alunos que olham para estas matérias olhando para o passado, para o presente e para o futuro. Trazem dignificação à profissão”, referiu.

Do programa fez parte uma tertúlia dedicada ao projeto do livro “A Aula do Comércio Ilustrada”, resultado de uma parceria entre o ISCAL e a Escola Superior de Educação de Lisboa. Coube a Orlando Gomes, docente e anterior presidente do ISCAL, moderar o painel constituído pelas docentes do ISCAL, Margarida Piteira (coordenadora do projeto) e Maria João Ferro e Filomena Borba, bibliotecária do ISCAL.

Flickr photos from the Comemorações dos 263 anos ISCAL album.

Comemorações dos 263 anos ISCAL by Politécnico de Lisboa

Comemorações dos 263 anos ISCAL by Politécnico de Lisboa uploaded on 20 May 2022

Comemorações dos 263 anos ISCAL by Politécnico de Lisboa

Ver galeria de fotos no Flickr