08.04.2022
Pedro Pinheiro

A cerimónia de tomada de posse do novo presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa decorreu, a 8 de abril, sexta-feira, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, com sala cheia, na sua maioria membros da comunidade académica do ISCAL e da presidência do IPL.

Pedro Pinheiro tem percurso de cerca de 25 anos no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Começou como estudante, tendo, mesmo, liderado a Associação de Estudantes da instituição entre 2002 e 2004, depois como docente e como vice-presidente. O atual presidente é bacharel em Contabilidade e Administração e licenciado em Controlo Financeiro pelo ISCAL. Mestre em Gestão, com especialização em Finanças pela Universidade de Évora e doutorado em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa.

tomada de posse
Pedro Pinheiro, presidente do ISCAL e Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa

Elmano Margato, presidente do IPL, confessou, na cerimónia, que sempre esteve na sua perspetiva ver Pedro Pinheiro na presidência do ISCAL, mas antes de falar do futuro, o líder do Politécnico de Lisboa agradeceu a Orlando Gomes, presidente cessante do ISCAL e à equipa, da qual fez parte Pedro Pinheiro e Fernando Carvalho, pelo trabalho realizado.

Ao novo presidente do ISCAL, o presidente do Politécnico de Lisboa falou das dificuldades inerentes à gestão de uma instituição e desejou que a nova equipa faça crescer a Escola do IPL, nomeadamente quanto a novas formações pós-graduadas, entre as quais, o doutoramento, com recurso a parcerias nacionais ou internacionais com universidades, que “permitem dar este salto”. Para Elmano Margato, a perspetiva de futuro “não depende, apenas, de um homem à frente da instituição, mas de todo o corpo docente e dos funcionários não docentes”. No final do discurso, o presidente do IPL, pediu a Pedro Pinheiro que siga um modelo de gestão “baseado numa perspetiva democrática, dando voz a todos, mas acima de tudo decidindo com justiça”.

Já, Pedro Pinheiro, na primeira intervenção após a posse, dirigiu a primeira palavra de agradecimento a Orlando Gomes, do qual foi vice-presidente e a Fernando Carvalho, seu colega na anterior direção do ISCAL. “O facto de ter trabalhado com ambos nos últimos anos, e hoje estar aqui, muito devo, quer a um, quer a outro, quer ao professor Trindade Nunes”, atual provedor do estudante do IPL, antigo docente e presidente do ISCAL. Referindo, ainda, o professor João Asseiceiro, o atual presidente agradeceu aos quatro nomes referidos ,“pelos ensinamentos que me transmitiram, pela experiência que me proporcionaram, que permitiu que hoje me sinta preparado para este cargo”.

Pedro Pinheiro manifestou estar orgulhoso por ter chegado à presidência do ISCAL depois de todo um percurso. “Sou, convictamente, uma pessoa orgulhosa de ser estudante do ensino politécnico, do ISCAL e por continuar neste subsistema e a desenvolver a minha atividade nesta instituição”, referiu.

tomada de posse

O presidente do ISCAL referiu, ainda, o orgulho em tomar de posse perante, “mais do que colegas, amigos que se deslocaram à cerimónia”, o que considera ter a ver com o facto de “acreditar que as instituições existem, porque existem pessoas e têm que ser geridas colocando as pessoas em primeiro lugar”. Para Pedro Pinheiro só é possível construir “o ISCAL que todos pretendemos, se tivermos a capacidade de ouvir as pessoas, de sentir o que elas pensam e tentar, de alguma forma, conciliar um conjunto de interesses que muitas vezes é divergente”.

A todos, Pedro Pinheiro garantiu que, para qualquer decisão tomada, “vai sempre existir a capacidade de a explicar e sempre a capacidade de demonstrar os fundamentos da mesma”. Sobre o mandato que inicia, refere que o único ponto que o vai nortear “é a melhoria, contínua, do ISCAL”. Dinamizar uma instituição que tem muito por onde crescer, mas que nos últimos anos foi, no contexto do IPL, a que mais cresceu em número de alunos, mais cresceu em muitos indicadores.

Quanto ao futuro da instituição, o presidente do ISCAL afirma que a equipa que o vai acompanhar se define, “orgulhosamente, como politécnica”, cujo trabalho vai assentar em quatro eixos: crescimento do ponto de vista da oferta formativa; do ponto de vista da investigação e inovação e desenvolvimento; da internacionalização e da transformação organizacional.

Pedro Pinheiro deixou um apelo à comunidade do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa: “podem não concordar com tudo o que vai ser feito, mas confiem naquilo que vamos fazer, ao longo de quatro anos trabalhem connosco. Que nos possam dar o benefício da dúvida e que nos digam, frontalmente, aquilo com que não concordem e que daqui a quatro anos, aí sim, que nos julguem”.

Flickr photos from the Tomada de posse do Presidente do ISCAL album.

Tomada de posse do Presidente do ISCAL, Prof. Pedro Pinheiro by Politécnico de Lisboa uploaded on 08 Apr 2022

Ver no flickr

Texto de CSS/GCI IPL