06.12.2019
img_7106.jpg

O projeto PISA para as escolas nos municípios foi apresentado, publicamente, no dia 05 de dezembro, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa,  coordenador do projeto em Portugal. Nesta fase de inicial o projeto, cuja  conta com a participação de 44 Municípios e 103 Agrupamentos de Escolas.

Lançamento Projeto Pisa

Este projeto vai funcionar em Portugal de forma diferenciada em relação a todos os outros países. O PISA para as escolas nos Municípios vai permitir a criação de redes locais que se vão interligando de forma a criar uma rede à escala nacional, que irá permitir a cada escola um conhecimento mais profundo da sua própria realidade (o anonimatos dos testes permite um conhecimento melhor das experiências e vivências dos alunos), ao mesmo tempo que permite a comparabilidade no contexto nacional e internacional. As redes que se criam vão permitir que as aprendizagens locais se transformem em aprendizagens mais abrangentes e partilhadas, num contexto de capacitação sistémica. Neste processo de partilha e aprendizagem cada escola poderá também ligar-se individualmente com qualquer outra, com a qual se identifique, independentemente da sua localização.

Joanne Caddy
Joanne Caddy, coordenadora da equipa PISA for Schools da OCDE

Uma das novidades deste projeto é a inclusão da avaliação das competências socioemocionais dos alunos, permitindo perceber de que modo o género e o índice socioeconómico dos alunos influenciam estas competências, e a relação destas com os resultados alcançados.

Gonçalo Xufre
Gonçalo Xufre, coordenador nacional do projeto Pisa para as Escolas nos Municípios

A forma como o projeto vai ser implementado, assume-se como um “colaboratório de investigação”, segundo Gonçalo Xufre, coordenador nacional do projeto, um laboratório com colaboração aberta entre os vários parceiros, num processo contínuo de recolha de informação, reflexão conjunta e partilhada e ação para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos à saída do ensino básico.

A POLITEC I&D - Associação para o Desenvolvimento de Conhecimento e Inovação, uma entidade privada sem fins lucrativos, está autorizada pela OCDE para disponibilizar, em Portugal, o instrumento “Teste para as Escolas baseado no PISA. O projeto piloto arranca na primavera de 2020, com a análise de resultados e elaboração de relatório no outono do mesmo ano. Está prevista a realização de um webinar sobre os dados recolhidos, que reúna líderes escolares e educadores no final do próximo ano.

Sessão de lançamento do Projeto Pisa

A sessão de apresentação, transmitida em streaming através do serviço Videocast da Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi marcada pela intervenção de alguns dos principais parceiros do projeto, nomeadamente: o Presidente do Politécnico de Lisboa,  Elmano Margato, o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Luís Santos, a coordenadora da Equipa PISA for Schools da OCDE, Joanne Caddy, o coordenador nacional do projeto, Gonçalo Xufre e a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.

Assinatura protocolo de cooperação

Esta sessão assumiu-se como a formalização oficial do projeto, com a assinatura dos protocolos entre os vários parceiros: OCDE, Politécnico de Lisboa, Politec&ID, as Comunidades Intermunicipais do Ave,  Viseu Dão Lafões, Terras de Trás-os-Montes, Arouca e o município da Amadora.

Mais informação sobre o projeto poderá ser consultada em: www.pisaparaasescolas.pt.

Texto de LPM e CSS/GCI IPL
Imagens de LR/GCI IPL