23.02.2021
Transforma Portugal

Até 30 de maio estão abertas as candidaturas para projetos de voluntariado, com pelo menos 3  estudantes do ensino superior (podem pertencer ao não à mesma instituição), focados em ações solidárias de apoio à comunidade no âmbito das consequências da Covid-19. Ações nas áreas de redução de contágios; apoio a situações de confinamento; serviço na comunidade ou  promoção de saúde mental, são alguns exemplos de propostas que podem ser apresentadas. As candidaturas podem ser financiadas até ao montante de 400 €.

O Politécnico de Lisboa associa-se à iniciativa estudantil de voluntariado focada no combate à Covid-19, desenvolvida no âmbito do Movimento Transforma Portugal. Trata-se de uma plataforma nacional que reúne as associações que necessitam de apoio e os estudantes disponíveis para ajudar. O número de horas de trabalho voluntário garante aos estudantes a emissão de uma certificação.

As candidaturas estão abertas na plataforma Transforma Portugal

Manual de candidatura

Registo de voluntario

A plataforma Transforma Portugal é uma iniciativa da Forum Estudante e do Movimento Transforma Brasil, sendo promovida também pelas instituições de ensino superior e as associações, federações ou núcleos de estudantes aderentes que vão avaliar as candidaturas efetuadas. Cada associação vai avaliar os projetos correspondentes ao território onde se realiza a ação garantindo o impacto positivo da ação proposta na comunidade.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (através da Direção-Geral do Ensino Superior), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (através da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), Instituto da Segurança Social e Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (através do Instituto Português do Desporto e Juventude), da Agência Nacional Erasmus+, da Fundação "la Caixa" - BPI, da Missão Continente e da iniciativa pública Portugal Inovação Social, e outras instituições públicas e privadas aderentes.

Transforma Portugal

Na sessão de lançamento da plataforma, realizada virtualmente no dia 14 de janeiro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,Manuel Heitor, referiu que a pandemia covid-19 é o impulso inicial da iniciativa e que "o projecto não é só para durar nesta fase inédita que vivemos, mas é para se estender e para adquirirmos práticas de solidariedade no longo prazo”.

O objectivo é, também, “garantir que todos os estudantes do ensino superior em Portugal participem sistematicamente em acções de voluntariado” de modo a contrariar as taxas baixas de participação solidária em movimentos de carácter voluntário. “A ideia de participar activamente nas actividades científicas e académicas no ensino superior deve ser conciliada com a participação em actividades de âmbito social, envolvendo estudantes de todas as regiões e de todas as áreas socioculturais”, acrescenta o ministro.

Texto de VG/GCI-IPL