16.11.2020
Politécnico de Lisboa marca presença na 10.ª conferência Forges

De 18 a 20 de novembro vai decorrer a 10.ª conferência da Forges – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Com coorganização da Universidade de Évora e da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, a conferência conta com a inscrição de mais de 200 participantes, entre os quais mais de duas dezenas, oriundos do Politécnico de Lisboa. Inicialmente prevista decorrer num sistema misto, dado o evoluir da situação pandémica, a conferência vai realizar-se, apenas, em sistema e-conference, assegurando a segurança dos participantes.

Com o mote “O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e propostas”, do programa fazem parte 22 sessões paralelas e 8 sessões especiais, das quais o Politécnico de Lisboa está representado em 13.

Para António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, “a participação de vários quadros superiores, é fruto do incentivo ao pessoal não docente para que tenham também um papel ativo na divulgação das ações desenvolvidas na instituição”.

Para o dirigente da instituição, “a forte presença na 10.ª edição da FORGES, à imagem das últimas edições e do encontro da AULP – Associação de Universidades de Língua Portuguesa, é ilustrativa da aposta na cooperação com os países lusófonos”.

O Politécnico de Lisboa vai estar representado com não docentes e docentes dos Serviços da Presidência (SP) e docentes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL)

As conferências promovidas pela Forges têm como objetivo promover a aproximação da comunidade educativa, em particular os decisores da política educativa, membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, administradores, docentes e investigadores, sendo uma oportunidade para refletir e debater temas alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior.

Atualmente presidida por Margarida Mano, a FORGES é uma Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) tem como missão desenvolver e consolidar uma rede de forma a articular e fazendo comunicar os membros dos órgãos de gestão das diferentes instituições de ensino superior, técnicos, responsáveis da administração ligada ao setor e investigadores cujo objeto de estudo centrem nas políticas do ensino superior, principalmente, no espaço dos países e regiões de língua portuguesa.

SESSÕES PARALELAS

19 NOVEMBRO | 16H30 - 18H

TEMA 2 | ENSINO E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Maria Paula Lousão, Cláudia Silvestre