29.11.2021
11.º conferência Forges

Decorreu de 22 a 26 de novembro de 2021, num modelo misto - online e presencial, sob o tema “A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais”, a 11.ª Conferência FORGES. Esta iniciativa resultou da coorganização entre a Associação FORGES, o Instituto Politécnico de Macau (IPM) e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e reuniu participantes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.

O Politécnico de Lisboa (IPL) esteve presente nesta Conferência, com 17 participantes de diversas unidades orgânicas e dos serviços da presidência (SP), que participaram como moderadores de 3 sessões paralelas e como autores de 9 comunicações, focadas em questões prioritárias para o IPL como: o sucesso académico, a adaptação à pandemia, sustentabilidade, o ensino a distância, ensino superior artístico, a qualidade e o apoio social.

Comunicações apresentadas pelo Politécnico de Lisboa na 11.ª Conferência FORGES:

• O Ensino a Distância no Politécnico de Lisboa: diagnóstico de necessidades de formação - Adriana Cardoso (ESELx), Vítor Manteigas (ESTeSL), Renato Abreu (ESTeSL), Ricardo Rodrigues (ESCS), Carla Martinho (ISCAL) e Maria Escudeiro (ISCAL e SP)
  • Para um desenvolvimento do ensino superior artístico em Portugal - Paulo Morais (ESTC e SP) e Manuel Matos (ISEL e SP)
  • Resultados Académicos em tempos de pandemia no Politécnico de Lisboa -Rute Agostinho (SP), Vitor Almeida (ISEL e SP), António Belo (ESCS e SP), Cristina Borges (ISEL), Maria João Escudeiro (ISCAL e SP), Carla Martinho (ISCAL), Sandra Miranda (ESCS), David Tavares (ESTeSL) e Catarina Tomás (ESELx)
  • O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU - Carla Martinho (ISCAL), Ricardo Pereira Rodrigues (ESCS), Renato Abreu (ESTeSL), Adriana Cardoso (ESELx), Vítor Manteigas (ESTeSL) e Maria Escudeiro (ISCAL e SP)
  • A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidade - Cláudia Silvestre (ESCS), Ana Meireles (ESCS), Vítor Manteigas (ESTeSL), António Belo (ESVS e SP), Pedro Sarreira (ESELx), Maria Julieta Azevedo (ISCAL) e Maria Escudeiro (ISCAL e SP)
  • Avaliação on-line durante a pandemia: o caso de uma grande escola de engenharia - Manuel Matos (ISEL e SP), Anabela Lopes (ISEL) e Eduardo Eusébio (ISEL)
  • Os níveis de Burnout nos estudantes do Ensino Superior durante o período de aulas em regime misto - Ana Meireles (ESCS) e Cláudia Silvestre (ESCS)
  • Sistema de garantia da qualidade na ESCS-IPL e os desafios colocados pela pandemia - Sandra Miranda (ESCS), Zélia Santos (ESCS) e Maria João Centeno (ESCS)
  • Perfil académico dos alunos bolseiros do Politécnico de Lisboa: impactos da pandemia COVID-19 - Manuel Matos (ISEL e SP), Fernando Carmo (SAS-IPL), Heitor Oliveira (SAS-IPL), Filomena Novo (SAS-IPL), Carla Brito (SP) e Nádia Paixão (SP)

Encerramento da 11.ª conferência Forges

Esta Conferência da FORGES foi um momento relevante de troca de experiências e cooperação entre Instituições de Ensino Superior de países lusófonos. Conforme afirmou Orlando Mota, docente da Universidade Agostinho Neto (Angola), na Sessão de Encerramento da mesma é “muito importante estar num evento global a falar português.”

Desde a fundação, em 2011, a Associação FORGES tem vindo a promover uma rede de estudo e investigação na área da gestão e das políticas de ensino superior, no âmbito dos países e regiões de língua portuguesa. A 11.ª Conferência FORGES - Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa foi, mais uma oportunidade de promover a aproximação de toda a comunidade académica, em especial os decisores da política educativa, os membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, os administradores, os docentes e investigadores, tendo sido igualmente uma oportunidade para refletir sobre alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior.

A FORGES - Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, da qual o IPL faz parte desde o início da sua atividade, tem como missão desenvolver e consolidar uma rede de forma a articular e fazendo comunicar os membros dos órgãos de gestão das diferentes instituições de ensino superior, técnicos, responsáveis da administração ligada ao setor e investigadores cujo objeto de estudo centrem nas políticas do ensino superior, principalmente, no espaço dos países e regiões de língua portuguesa.

Imagens: Gabinete de Imagem e Comunicação/IPS