20.05.2022
U!REKA Connects 2022

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de COVID-19, a Urban Research and Education Knowledge Alliance - U!REKA, da qual o Politécnico de Lisboa faz parte desde 2019, voltou a promover a sua conferência anual, em formato presencial, nos dias 16 e 17 de maio de 2022, em Gent (Bélgica).

Com o mote “Strengthening commonality of expertise”, durante a 6th U!REKA Annual Networking and Conference os participantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos por investigadores das instituições do consórcio, em formato de comunicação oral e poster, bem como refletir sobre as atividades presentes, e futuras dos diferentes grupos de trabalho: Higher Education Research & Development, Internationalization@Home, Mobility, Research Support, Student involvement, Urban commons e Communications.

U!REKA Steering Committee

Durante a sessão plenária de abertura, o Steering Committee assinou um novo acordo de cooperação para os próximos cinco anos, dando continuidade ao trabalho até então realizado em conjunto pelo Politécnico de Lisboa e a Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdam; Universidade Napier de Edimburgo; HOGENT Universidade de Ciências Aplicadas e Artes; Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt; Universidade Metropolia de Ciências Aplicadas em Helsinque e VSB - Universidade Técnica de Ostrava.

O grande objetivo para os próximos meses vai ser a redação de uma candidatura conjunta, a submeter à European University Initiative Call, em 2023, tendo em vista a criação de um campus europeu, que permita contribuir para o desenvolvimento do ensino superior, com ligações à investigação, inovação e à sociedade, à escala europeia.

ureka
Assinatura do acordo de parceria

O Politécnico de Lisboa está representado no Steering Committee pelo pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação, Fernando Melício; no Coordinations Committee, pela coordenadora Institucional para a Internacionalização, Cristina Marques; no grupo de trabalho de Research Support, pelo pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Manuel Cavaleiro; nos grupos de trabalho de Communications e Internacionalisation@Home, pela pró-presidente para a Comunicação Estratégica, Ana Raposo e no grupo do Student Involvement, pelo estudante Tiago Diniz.

Estiveram também em representação do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Politécnico de Lisboa, docentes que partilharam os seus projetos com a rede, António Serrador, Filipe Barata, Nuno Datia e Pedro Fonte, bem como o pró-presidente para a Qualidade do Politécnico de Lisboa, Manuel Matos.

ureka
Da esq.ª para a dt.ª: Filipe Barata, Fernando Melício, Nuno Datia, Pedro Fonte e António Serrador

António Serrador, professor da área departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL-IPL, apresentou o poster “Promoting ICT session in a smart city context”, onde deu a conhecer os projetos 5G-MOBIX, C-Streets e projetos de consultoria com a CML na área dos sistemas de transporte inteligentes, desenvolvidos no âmbito do Future Internet Technologies - FIT/ISEL.

“Solar Energy Sources as a response to the energy consumption of the municipality of Barcarena, Portugal” foi o poster apresentado Filipe Barata, professor do departamento de Engenharia Eletrotécnica, de Energia e Automação do ISEL-IPL, que deu a conhecer uma análise de viabilidade económica para implementação de energia renovável solar fotovoltaica para a comunidade urbana da freguesia de Barcarena em Oeiras. O estudo apresentado utiliza as caraterísticas demográficas da população residente, o seu consumo energético, o tipo de edificado existente e o potencial de produção energético para apresentar um conjunto de soluções adaptadas à realidade da comunidade.

ureka

Nuno Datia, professor do Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL-IPL, através do poster intitulado "From data to Knowledge — A roadmap to a Smart and Sustainable city", abordou os problemas e desafios existentes no tratamento, análise e valorização dos dados existentes numa cidade inteligente, focada nos trabalhos desenvolvidos pelo FIT/ISEL com a Câmara Municipal de Lisboa.

Por fim, Pedro Fonte, professor da área departamental de Engenharia Electrotécnica Energia e Automação do ISEL, apresentou o poster “Intelligent Charging & Energy Sharing (ICES)”, que partilhou um conceito que pretende suportar infraestruturas de carregamento de veículos elétricos (VE) em micro-redes DC, de modo que os VE possam partilhar entre si energia armazenada de uma forma cooperativa através de conversores bidirecionais. Para tal têm de ser desenvolvidos protocolos de comunicação entre os veículos bem como modelos económicos que suportem as transações financeiras. Do mesmo modo é necessário ser criada legislação específica que regule as transações e os direitos/deveres dos agentes envolvidos.

Existiu, ainda, o contributo dos docentes Maria João Hortas, Alfredo Dias e Luís Mendes, da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), Ana Sofia Figueiredo e Luca Aprea,  da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), e Paulo Martins do ISEL-IPL, que enviaram apresentações, no âmbito de grupos de trabalho da U!REKA, mas não puderam comparecer presencialmente, por motivos de força maior.

Saiba mais sobre o Consórcio U!REKA