18.03.2019
reuniao_aulp.jpg

No âmbito da organização do encontro anual "Arte e Cultura na Identidade dos Povos", das Universidades de Língua Portuguesa, que o Politécnico de Lisboa vai acolher, no mês de julho, o presidente da instituição, Elmano Margato esteve presente na reunião do conselho de administração da AULP, no dia 11 de março.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores constituída por mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor - e Macau.
A principal missão da AULP é facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. A AULP procura estimular a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes.
No âmbito das suas atividades, a AULP é responsável por várias iniciativas desde encontros anuais; reuniões bilaterais temáticas; edições; Prémio Fernão Mendes Pinto; Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP); atas dos Encontros; edições que promovem a língua portuguesa e as culturas nacionais; fomento de Pós-graduações multilaterais; Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Os Encontros Anuais são itinerantes e a Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) reúne contribuições originárias das diversas latitudes, enriquecendo o debate científico e favorecendo a relação entre os membros da comunidade.

A AULP tem um papel fundamental na dinamização da rede de universidades de língua portuguesa em valorizar as diversas culturas, aproximar as dinâmicas científicas, multiplicar os intercâmbios nos domínios do ensino e da investigação científica, consolidar as parcerias estratégicas e ampliar o papel da língua portuguesa como animador qualificado desta comunidade.