Passar para o conteúdo principal
28.01.2020
img_9534.jpg

A instituição esteve representada no Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação das Instituições de Ensino Superior (IES) promovido pela Fórum Estudante, onde durante os dias 23 e 24 de janeiro, na Foz do Arelho, cerca de 80 profissionais de mais de 40 instituições de ensino superior, puderam aprender e refletir sobre a comunicação com os seus stakeholders.

Rui Marques, Fórum Estudante
Imagem: Fórum Estudante

Rui Marques, fundador da Fórum Estudante, esteve no início dos trabalhos, e para além das habituais boas-vindas, ressaltou o facto do G-icom "valorizar, cada vez mais, o sentido de comunidade" e a necessidade da sensibilização da tutela para a importância das estruturas de Comunicação e Imagem nas IES ou a formação de novos caminhos e alianças.

Bernardo Rodo

O primeiro dia do evento começou com a intervenção de Bernardo Rodo da OMD, sobre as Tendências Comunicacionais para a nova década. Para o especialista em Digital, as marcas estão a investir na criação de experiências. “As marcas perceberam que se não criarem uma relação com os consumidores, não os envolverem, não existem”, reforçou o managing director.

Durante a tarde, Marta Entradas do ISCTE, deu o seu contributo sobre os desafios e o lugar que a Ciência ocupa nas instituições de ensino superior e a melhor forma de a comunicar.

Bárbara Leão

O final de tarde dividiu-se entre um tema que começa a ganhar destaque na sociedade, nomeadamente nas Instituições de Ensino Superior, a Sustentabilidade. Bárbara Leão, especialista em Marketing Sustentável e fundadora da Biovilla, mostrou como o Marketing pode ser uma ferramenta ao serviço do mundo, “é um saber olhar para o que as pessoas precisam e criar soluções”. A marketeer considera que sustentabilidade é responsabilização e não uma moda. Nesta linha de pensamento, deixou claro que usando uma paixão pessoal junto dos alunos, “vamos ter muito mais verdade e força na mudança”.

Patricia Ramos

O primeiro dia de trabalhos do G-icom terminou com algumas estratégias deixadas por Patricia Ramos, do Serviço de Saúde Ocupacional do Politécnico de Lisboa, para fazer a Gestão de Stress e Minddfulness, como forma de melhorar o desempenho profissional. A psicóloga promoveu um momento de meditação, uma das melhores ferramentas para combater o stress, algo a que os profissionais da área da comunicação estão sujeitos diariamente.


Paulo Faustino
Imagem: Fórum Estudante

Como desenvolver uma boa estratégia digital em 10 passos foi o mote de Paulo Faustino, fundador da Get Digital Agency no início do segundo e último dia de G-icom. Para o empreendedor, as redes sociais são a nova televisão e é por influência destas que, “93% das tomadas de decisão de compra são feitas”. Na sua opinião, o conteúdo continua a ser rei. “Se não tivermos uma boa estratégia de conteúdo, as instituições de ensino superior não existem”, disse aos profissionais de comunicação.

O G-icom finalizou com uma apresentação sobre o Linkedin, rede social profissional em crescimento, que pelas suas características, pode ser um importante canal na estratégia de comunicação das IES.


Politécnico de Lisboa

O Politécnico de Lisboa participa no G-icom desde a primeira edição, realizada em 2012. Nesta edição foram 7 os profissionais de Comunicação oriundos dos Gabinetes de Comunicação dos Serviços da Presidência do IPL, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Escola Superior de Dança (ESD), Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), presentes na iniciativa da Fórum Estudante, que já vai na 8.ª edição. Da comitiva do IPL fizeram parte, o vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, o presidente da ESCS, André Sendin e Cátia Rijo, docente da ESELx, na área do Design Gráfico.

Texto de CSS/GCI
Fotos de MN/GCI