Passar para o conteúdo principal
19.06.2023
Encontro de IES para a transição digital

O Politécnico de Lisboa foi uma das 34 instituições de ensino superior presentes no Encontro Nacional de IES para a transformação digital, que decorreu na Covilhã, no dia 26 de maio. O objetivo do encontro, no qual participou o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, foi refletir sobre a transformação digital e seus os desafios para as IES públicas em Portugal.

O pró-presidente do IPL para a Digitalização, Empregabilidade e Alumni, Vítor Almeida, representou a instituição no encontro, no qual foi feito um enquadramento dos desafios que as IES enfrentam no domínio tecnológico, que incluiu a apresentação de um estudo sobre o ensino pós-secundário e ensino superior de Cibersegurança, levado a cabo pelo Observatório de Cibersegurança. Paralelamente foi abordada a realidade das IES quanto aos recursos humanos nas áreas especializadas das tecnologias de informação (IT) e as limitações financeiras, que determinam a falta de atratividade destes profissionais.

 

Image
encontro de IES para a transição digital

 

O conjunto de representantes das IES definiu como estratégia, à luz de casos de sucesso europeus, a constituição de uma associação na área dos Serviços de Informação, que permita desenvolver soluções partilhadas para desafios que as IES, em Portugal, enfrentam de forma isolada. Fixar recursos especializados, lidar com a complexidade dos sistemas de informação, reduzir custo, melhorar serviços e preparar as Instituições de ensino superior para competir no mercado internacional, foram alguns dos objetivos propostos para a associação.

No memorando de entendimento que resultou do encontro, são definidos pontos convergência, dos quais se destaca a melhoria da capacidade de defesa e resiliência de cibersegurança, a interoperabilidade, a criação de uma central de compras e de um diretório de profissionais de IT das IES.

Associados aos pontos de convergência traçados, foram constituídos grupos de trabalho, estando o Politécnico de Lisboa representado em três deles, através do pró-presidente Vítor Almeida, do dirigente do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações, Pedro Ribeiro e do dirigente do setor de Sistemas de Informação e aplicações, Nuno Gomes.

Texto de: CSS/GCI IPL
Imagens de: EIESTD