28.09.2020
Politécnico de Lisboa no topo das escolhas dos candidatos

O crescimento de 48% na escolha do Politécnico de Lisboa como primeira opção, face a 2019, mostra que as escolas e institutos superiores da instituição são cada vez mais uma referência no panorama nacional. Os 3.629 candidatos que colocaram um curso do IPL no topo das opções, supera, largamente, o número de vagas disponibilizadas pela instituição no Concurso Nacional de Acesso (2702).

Na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNA), o Politécnico de Lisboa preencheu a quase totalidade das vagas. Das 40 licenciaturas disponíveis, apenas 4 não preencheram a totalidade das vagas, o que perfaz 96,7% das vagas das oito escolas e institutos superiores.

Politécnico de Lisboa

A instituição teve, relativamente a 2019, mais 443 colocados, acréscimo que resulta, em parte do aumento de vagas do CNA. De ressaltar, no entanto, que o número de colocados no IPL subiu cerca de 20% face aos 15% de crescimento a nível nacional.

De acordo com os resultados, divulgados pela Direção-geral do Ensino Superior (DGES) às 0h01 de 27 de setembro, foram 62.561 os candidatos à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, dos quais foram admitidos 50.964.  Destes, 30.671 foram admitidos nas universidades e 20.293 nos politécnicos. Do total de candidatos, 90,4% já foram colocados em instituições de ensino superior público e destes 50,5%, foram colocados na primeira opção.

Relativamente ao ano anterior, as notas mínimas no IPL subiram de forma generalizada, acompanhando a tendência verificada este ano. De destacar as licenciaturas de Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social e de Fisioterapia na Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa, nas quais a nota do último colocado ultrapassou os 16 valores.

Politécnico de Lisboa continua a ser a 7.ª instituição de ensino superior, quanto ao número de colocados no Concurso de Acesso ao Ensino Superior (CNA). A estes estudantes juntam-se os que ingressam nas 3 escolas artísticas: Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema, através de concurso local, bem como os colocados através de concursos especiais, onde se incluem os maiores de 23, os estudantes internacionais, entre outros.

As candidaturas à 2.ª fase do CNA decorrem entre 28 de setembro e 09 de outubro, sendo os resultados divulgados a 15 de outubro. Nesta fase os candidatos concorrem às vagas sobrantes da primeira fase, tendo em conta os lugares referentes aos estudantes que não efetuarem a matrícula na instituição onde ficaram colocados na primeira fase.

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: DGS