Passar para o conteúdo principal
11.05.2023
IPL no V Encontro Internacional de Reitores Universia

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, participou do V Encontro Internacional de Reitores Universia, que se realizou entre 8 e 10 e maio, na Ciudad de las Ciencias y las Artes, em Valência, Espanha. A iniciativa, que reuniu 700 reitores e presidentes de Instituições de Ensino superior de 14 países, contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. O objetivo do encontro foi promover a reflexão sobre os contributos do ensino superior na resposta às grandes transformações que a sociedade atravessa, garantindo a sustentabilidade.

 

Image
IPL no V Encontro Internacional de Reitores Universia

 

Sob o tema “Universidade e Sociedade”, o programa do Encontro, organizado pelo Banco Santander, promoveu debates e atividades paralelas que incidiram em três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades. Do painel de convidados destacam-se: o cientista Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web; o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, economista chefe do Banco Mundial, Larry Summers; o prémio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica de 2006, Ignacio Cirac; a responsável pela estratégia de investigação de Inteligência Artificial (IA) Conversacional do Google IA, Pilar Manchón, entre outros especialistas de renome internacional.

 

Image
IPL no V Encontro Internacional de Reitores Universia

 

O presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, a presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín, o reitor da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e presidente do Comité Internacional do Encontro, Enrique Graue, presidiram à sessão de abertura do V Encontro Internacional de Reitores Universia, na qual, o secretário-Geral da ONU, António Guterres, participou através de uma declaração em vídeo.
 
As conclusões do Encontro Internacional de Reitores resultaram na aprovação da “Declaração de Valência”, um documento com sete pontos-chave que vai reforçar a missão da universidade, não só no ensino, mas também nos desafios sociais, ambientais e económicos para aumentar o bem-estar e o progresso das nossas comunidades, o planeta e da sociedade como um todo.

 

Sobre o Encontro Internacional de Reitores

 

Image
IPL no V Encontro Internacional de Reitores Universia

 

O V Encontro Internacional de Reitores Universia dá continuidade aos encontros anteriores de Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010, e Sevilha (Espanha) em 2005 e é organizado pelo Banco Santander, que mantém o  compromisso com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, com uma aposta pioneira e consolidada na educação, no empreendedorismo e na empregabilidade.

 

Texto de CSS/GCI IPL