27.09.2021
resultados CNA 2021

O Politécnico de Lisboa continua a estar no topo das preferências dos candidatos ao ensino superior, sendo uma referência em Portugal. Assim o demonstram os 3258 candidatos que definiram as escolas e institutos superiores do IPL como primeira opção, valor muito acima das 2409 vagas fixadas para a instituição, no Concurso Nacional de Acesso (CNA).

A instituição, é a 8.ª no ensino superior público, quanto ao número de colocados no Concurso de Acesso ao Ensino Superior (CNA), tendo preenchido 92% do total de vagas. A estes estudantes que ingressam através do concurso nacional, juntam-se, ainda, os escolhidos pelas 3 escolas artísticas: Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema, através de concurso local, bem como os colocados através de concursos especiais, onde se incluem os maiores de 23, os estudantes internacionais, entre outros.

cna 2021

Relativamente a 2020, a nota do último colocado nos cursos do IPL volta a subir de forma generalizada, acompanhando a tendência. De destacar as licenciaturas de Fisioterapia, na Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa (171,0), Publicidade e Marketing, na Escola Superior de Comunicação Social (165,0), Gestão, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (163,6), Artes Visuais e Tecnologias, na Escola Superior de Educação e Lisboa (155,5) e Engenharia Biomédica (151,8), no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

cna 2021

Segundo os dados divulgados pela Direção-geral do Ensino Superior, foram colocados, na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, 49 452 estudantes para o ano letivo 2021-2022, de um total de 64 004 candidatos. 82% dos colocados ficaram numa das três primeiras opções definidas, de entre as seis possíveis. Estes dados são, segundo dados oficiais, o segundo maior valor de colocados desde 1989. Há, assim, um aumento, a nível nacional, de 16% quanto aos colocados em 1.ª opção, face a 2020.

As candidaturas à 2.ª fase do CNA decorrem de 27 de setembro e 08 de outubro, para as 6 393 vagas disponíveis. No Politécnico de Lisboa estão disponíveis 194 vagas para esta fase do CNA. Os resultados são divulgados a 14 de outubro.

Texto de CSS/GCI IPL
Dados: DGES