03.11.2021
conferência campus sustentável

Decorreu, online, nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, a 3.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2021), um evento promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal, organizado pelo Politécnico de Lisboa. Sob o tema “Campus Sustentável: desafios e oportunidades”, cerca de 200 participantes tiveram a oportunidade de partilhar ideias e procurar soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.

Este evento resultou de uma organização conjunta das 8 unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa, que desenvolveram ao longo do último ano, um trabalho colaborativo que permitiu a concretização da CCS2021. Foram apresentadas 45 comunicações orais e 12 posters, demonstrativos do envolvimento e investimento cada vez maior das Instituições de Ensino Superior (IES) ao nível do desenvolvimento sustentável. Foram discutidas diversas áreas emergentes e interdisciplinares, tais como, a implementação da economia circular nas suas diferentes vertentes nas IES, utilização de iniciativas inteligentes na gestão das operações nos campus, integração das dimensões social e cultural, nas atividades da Rede Campus Sustentável, bem como a integração nos planos de estudo dos cursos ministrados nas IES de matérias associadas à sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

conferência sustentável

Nas sessões plenárias da 3.ª Conferência Campus Sustentável, os três keynote speakers deixaram algumas mensagens aos participantes. Para Viriato Soromenho-Marques, docente da Universidade de Lisboa, "estamos e continuamos a viver uma crise global, não só ambiental, mas de valores e ética, sendo urgente um compromisso com a necessidade de responsabilidade partilhada e de um pensamento crítico".

Nas palavras de Ingrid Mulà, docente da Universidade de Girona e diretora executiva da COPERNICUS Alliance, é necessária uma educação transformadora, baseada em aprendizagens ativas e que permitam trabalhar competências para o futuro. Assim, será possível uma transformação social, baseada em processos de co-criação, que envolvam de uma forma colaborativa a comunidade académica, a comunidade e a sociedade. Por fim, Daniel Schaffer, CEO da Foundation for Environmental Education, afirmou que existem hoje diversas redes internacionais com projetos onde as IES se podem integrar, tento deixado o desafio às instituições presentes de se envolverem com estas iniciativas.

No final da CCS2021 foi dado a conhecer, pela Rede Campus Sustentável, que o Politécnico de Leiria, vai ser a instituição de acolhimento da 4.ª Conferência Campus Sustentável.

Fundada em 2018, a Rede Campus Sustentável Portugal (RCS-PT) é uma rede de cooperação entre pessoas de IES nacionais, para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica. A Rede visa, assim, promover as questões de sustentabilidade nas universidades e politécnicos portugueses e contribuir para uma sociedade mais sustentável.

Flickr photos from the 3.ª Conferência Campus Sustentável album.

_MG_0929 by Politécnico de Lisboa

_MG_0929 by Politécnico de Lisboa uploaded on 02 Nov 2021