Passar para o conteúdo principal
01.04.2021
Conferência Campus Sustentável 2021

A decisão foi anunciada em outubro de 2020, no decurso da 2.ª Conferência Campus Sustentável. A escolha do IPL surge na sequência de um processo de candidatura e seleção, no qual participaram inúmeras instituições. O Politécnico de Lisboa é, assim, o organizador da Conferência Campus Sustentável 2021, que vai realizar-se entre 28 e 29 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que se perspetiva seja em regime híbrido (presencial e virtual).

A Conferência Campus Sustentável é um evento promovido pela Rede de Campus Sustentável, responsável pela seleção da instituição organizadora de cada edição. Em curso e até 17 de maio, decorre a fase de submissão de resumos, através da plataforma EasyChair.

Da lista de tópicos para chamada de comunicações fazem parte:

    Operações e iniciativas inteligentes para um Campus Sustentável;
    Do pensamento linear ao circular;
    Promover a dimensão social e cultural da sustentabilidade no Campus;
    Smart Campu;
    Planeamento, governança e comunicação;

Formalmente, enquanto conferência, a primeira edição remonta a 2019, com uma organização da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Neste evento, no qual o Politécnico de Lisboa marcou presença com o vice-presidente António Belo, teve lugar a cerimónia de “Assinatura da Carta de Compromisso pelas IES”, que o IPL subscreveu. Em 2020 a organização da iniciativa coube ao Instituto Politécnico de Tomar.

Vítor Manteigas, docente da ESTeSL e presidente da conferência 2021, tem estado desde o primeiro momento, associado à Rede Campus Sustentável (RCS) e aos vários eventos já realizados, antes, mesmo, da rede estar formalmente constituída, o que aconteceu em 2018, no Encontro Campus Sustentável, na Universidade de Coimbra.

Para Vítor Manteigas, também membro da Comissão Executiva da RCS, a escolha do IPL para a organização deste evento é “naturalmente, o reconhecimento do mérito da nossa candidatura, mas também, e principalmente, o assumir, formal, por parte da instituição, da relevância das matérias associadas ao desenvolvimento sustentável e ao papel que as instituições de ensino superior devem ter nos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O docente, especialista em Saúde Ambiental, vê na 3.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2021), a oportunidade de dar continuidade ao trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido entre os Serviços da Presidência, escolas e institutos superiores do IPL, materializado no Conselho Eco-IPL e na participação da instituição no Programa Eco-Escolas/EcoCampus.

Sob o tema “Campus Sustentável: Desafios e Oportunidades”, este evento pretende servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.

Do programa da CCS2021 fazem parte sessões plenárias, paralelas e de posters. Os autores das comunicações orais têm a possibilidade de fazer a apresentação dos trabalhos nas sessões paralelas, estando previsto um tempo e espaço, para uma breve apresentação dos pósteres. Após a Conferência, está prevista a edição de um livro de resumos com ISBN, em formato digital.

Texto de CSS/GCI IPL
Grafismo de BS