Na sequência de uma auditoria externa, realizada em setembro, o IPL viu renovada a manutenção da certificação dos Serviços da Presidência pela norma internacional NP EN ISO 9001:2015. Segundo a empresa responsável pela auditoria, o Sistema Interno da Garantia da Qualidade do Politécnico de Lisboa continua a cumprir os requisitos associados.
Inseridos na Política de Qualidade do IPL, os Serviços da Presidência, que integram a representação nacional e internacional das atividades desenvolvidas pela instituição, serviços administrativos de apoio à contratação de bens e serviços, gestão de recursos humanos e apoio técnico e logístico às unidades orgânicas, são, certificados desde 2008, pela norma internacional ISO 9001. Neste processo de auditoria incluem-se os Serviços de Ação Social do IPL, nos quais estão integrados apoios sociais diretos e indiretos aos estudantes do Ensino Superior Politécnico, incluindo a atribuição de bolsas, gestão do alojamento e alimentação.
No IPL, o Sistema da Qualidade está documentado com base no conhecimento e na experiência acumulada, evidenciando capacidade para cumprir os requisitos aplicáveis aos produtos, serviços e atividades, e as obrigações de conformidade.
A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
Os principais benefícios da implementação passam pela melhoria do desempenho da instituição e da capacidade de fornecer, de forma consistente, produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos dos clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis.
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