15.07.2019

Como já vem sido tradição, a 3ª edição desta Academia de verão da Forum Estudante co-organizada pelo Politécnico de Lisboa, chegou ao fim com o jantar de encerramento, onde marcaram presença grande parte das pessoas que durantes meses e esta semana em particular, idealizaram, planearam e tornaram possível a realização desta semana. Para quem já esteve presente nesta cerimónia nos últimos dois anos, sabe que é o culminar de 5 dias em que simples desconhecidos se tornam em amigos para a vida.

Academia Politécnico Lx

“Não estava à espera que todo o pessoal que por aqui esteve estivesse tao recetivo a conhecer-se uns aos outros. O convívio tornou a semana ainda mais incrível”, considera Filipa Duarte, que veio de Leiria diretamente para o Politécnico de Lisboa viver a sua primeira Academia organizada pela Forum. Inevitavelmente, a esmagadora maioria destes jovens vem um pouco às escuras sobre aquilo que vai encontrar na semana que viveu, mas o feedback final fala por si.

“Para o ano podemos voltar?”, perguntam muitos dos jovens. Voltar a viver esta semana já não é possível, até porque no próximo ano há que dar a oportunidade a outros jovens de todo o país de viverem estas experiências. Mas setembro está à porta, a fase de candidaturas à primeira fase de acesso ao Ensino Superior inicia-se na próxima semana, e quem sabe se uma das escolas ou institutos superiores que formam a família Politécnico de Lisboa não estarão na primeira opção destes jovens?

Elmano Margato, presidente do IPL

Essa vontade é partilhada pelo presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, que é claro quando afirma que “nos tempos em que estamos, ou estamos unidos e nos comportamos como uma só instituição, ou cada uma das escolas trabalha sozinha e não chegamos a ponto nenhum”.

Academia Politécnico Lx

E não há melhor frase capaz de descrever o espírito que se viveu no decorrer desta Academia, entre participantes, equipa do Politécnico, Gabinetes de Comunicação das várias escolas, e equipa da Forum Estudante. Cada um com o seu papel, as suas preocupações, as suas responsabilidades, mas todos a remar no mesmo sentido, até porque “na dinâmica do dia a dia a coesão e a interajuda são mais do que fundamentais”: proporcionar a melhor semana possível aos 50 jovens que tiraram uma semana das suas férias para melhor conhecerem as suas opções de futuro e esta instituição de ensino superior da capital.

Academia Politécnico Lx

A noite não acabou sem emoções fortes, abraços reveladores de laços intensos que por lá se criaram, e um quanto de lágrimas à mistura. A despedida não é um momento fácil, mas apesar de todas as incertezas quanto ao futuro, fica uma certeza para o próximo ano, dada por Félix Pinéu, administrador da Forum Estudante: “Cá nos encontramos novamente em 2020”.

Texto de Rúben Matos / Fórum Estudante

Imagem de LR/GCI IPL