20.03.2019
img_3004.jpg

Já é possível efetuar carregamento de veículos elétricos nos dois postos disponíveis no Campus de Benfica do IPL. A instalação foi possível graças à obtenção de financiamento do Fundo Ambiental inserido no Programa para a Mobilidade Elétrica promovido pelo Governo.

O Politécnico de Lisboa instruiu a candidatura ao "Apoio para aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em campi universitários II" em 2018, tendo a mesma sido aprovada.

Fundo Ambiental

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais que fomentem um desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

O apoio do fundo traduziu-se no financiamento, a fundo perdido, da aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos (VE) em campi universitários, como forma de complementar a oferta da rede pública de carregamento e fomentando assim o uso destes veículos junto da comunidade académica.

rede elétrica

A candidatura do Politécnico de Lisboa teve por base a procura da sustentabilidade ambiental, a tendência para a disseminação dos veículos elétricos (quatro e duas rodas) provocada pela diminuição dos seus custos unitários mercê dos recentes desenvolvimentos verificados neste domínio, as políticas europeias e nacionais no domínio ambiental e da mobilidade.

Com duas tomadas tipo 2, de acordo com a norma IEC 62196-2, os postos têm capacidade para carregamentos monofásicos e trifásicos, uma carga normal a semirrápida em modo 3, segundo as normas IEC 61851-1 e IEC 61851-21, para todos os veículos elétricos.

O acesso aos postos de carregamento é privado, estando disponível para toda a comunidade académica do Politécnico de Lisboa.

A aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos (VE) no Campus de Benfica permite fomentar o uso destes veículos junto da comunidade académica, bem como complementar a oferta da rede pública de carregamento.

O Politécnico de Lisboa aguarda a integração dos postos de carregamento na rede MOBI.E.

Texto de CSS/GCI IPL