22.02.2023
Peças Frescas na ESML

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, o átrio da Escola Superior de Música de Lisboa e o Auditório do Liceu Camões, respetivamente, serviram de palco ao projeto Peças Frescas, retomado depois de dois anos de interrupção. Divulgar obras dos estudantes de Composição da ESML, despertar interesse pela música contemporânea portuguesa e apostar numa formação artística dinâmica e completa, são os objetivos da iniciativa, que aconteceu, pela primeira vez, no ano letivo de 2001/2022, no Conservatório Nacional.

Oxelfer, peça para marimba solo, composta por Fábio Chicotio, estudante do 2.º ano da licenciatura em Música, variante de Composição, foi apresentada no átrio da Escola artística do Politécnico de Lisboa, com interpretação do estudante Fábio Amendoeira. O compositor explicou ao público que o trabalho apresentado, tal como um espelho, mostra o inverso de uma música. "Insistindo numa só nota, o padrão embora se mantenha o mesmo desenvolve-se melodicamente até se tornar num coral, onde se inicia o processo de inversão".

Fábio Chicotio
Estudante Fábio Chicotio

No dia 17 de fevereiro foi a vez do Auditório do Liceu Camões, em Lisboa, dar a conhecer, em estreia, composições de Ana Roque Antunes, Ely Janoville, Eva Aguilar, Fábio Chicotio, João Serrano, Luís Justino, Miguel Tiago Moura, Paulo do Nascimento Brito e Rafael Baptista, interpretadas por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa. No final do concerto o público teve oportunidade de conversar com os compositores.

Luís Tinoco, docente da ESML, foi o grande impulsionador da iniciativa Peças Frescas, conceito trazido da Royal Academy of Music de Londres, onde estudou. Desde a primeira edição em 2001/2002, as Peças Frescas já foram coordenadas pelos professores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Carlos Marecos. Atualmente é Jaime Reis, docente que coordena a área de Composição da ESML, que assume a liderança do projeto.

Eva Aguilar
A estudante e compositora Eva Aguilar mostra o cartaz da 1.ª edição do Peças Frescas

Depois de iniciar no Conservatório Nacional, o projeto Peças Frescas passou a decorrer no Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz, na altura sob a direção de Jorge Salavisa, sendo uma oportunidade para os alunos da ESML se apresentarem fora de portas para um público mais diversificado e abrangente.

Em 2023, a escolha do Auditório do Liceu Camões surge por intermédio de Eva Aguilar, estudante da ESML e uma das compositoras envolvidas na 19.ª edição do Peças Frescas, cujo percurso académico passou pela escola lisboeta.

Consultar o programa.

Flickr photos from the Peças Frescas album.

Ver no flickr

Texto de CSS/GCI IPL