21.06.2022
projeto europeu

A Escola Superior de Educação de Lisboa é a única instituição nacional a integrar o INARTdis - Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities, um projeto Erasmus+, cujo objetivo é aproximar a arte e a cultura de alunos/pessoas com deficiência, facilitando os processos de inclusão social através de espaços de criação artística.

O INARTdis recebeu um financiamento que ascende aos 624.000 euros e que junta, entre 2020 e 2023, instituições de ensino superior e socioculturais de 5 países europeus, tais como: Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Cantábria (Espanha), University College of Teacher Education of Syria (Aústria), Association for Promotion of Education, Culture and Sports “Education for all” (República da Macedónia do Norte) e Thikwa Werkstatt für Theater und Kunst der Nordberliner Werkgemeinschaft gGmbH / Nordberliner Werkgemeinschaft gGmbH (NBW) (Alemanha).

De acordo com Isabel Madureira, responsável do INARTdis em Portugal e docente da ESELx, “garantir a pessoas com deficiência o acesso, a participação e a fruição face a atividades de natureza cultural constitui a grande finalidade do projeto. Nessa medida, torna-se fundamental assegurar ao longo do processo a participação de pessoas com deficiência, quer na formação sobre educação artística e inclusão, quer na conceção e implementação de Espaços Inclusivos e Criativos, nas instituições envolvidas.”

projeto europeu

A equipa do projeto já realizou uma identificação das necessidades de formação em arte e inclusão do corpo docente de centros educativos com alunos com deficiência, e de profissionais de instituições culturais e avaliou a “inclusividade” de instituições culturais e a inclusão social de alunos com deficiência. Concluídas as duas primeiras fases, está agora na fase de conceção, implementação e avaliação de um curso de formação em educação artística e inclusão. No final vão serão criados e implementados projetos de educação artística para alunos com deficiência em instituições culturais, que culminam em exposições realizadas em cada um dos países parceiros.

Em Portugal, a equipa da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa é constituída por docentes com formações diversas, mas complementares: Isabel Madureira e Clarisse Nunes (Necessidades Educativas Especiais), Tiago Almeida (Psicologia), Bianor Valente (Ciências da Natureza), Natália Vieira (Teatro),
Kátia Sá (Artes plásticas) e Mário Relvas (Música). São ainda parceiros associados no nosso país, várias organizações educativas e culturais: Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, Associação Quinta Essência – QE, Fundação Calouste Gulbenkian, GlocalMusic, LU.CA, Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser, Terra Amarela e Vo'Arte.

O Projeto INARTdis que iniciou em 2020 e se prevê concretizado em 2023, enquadra-se no Programa Erasmus +, no âmbito da Ação-chave 3 - Apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação, que presta apoio à cooperação política a nível da União Europeia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de novas políticas, podendo desencadear uma modernização e reformas, a nível da União Europeia e dos sistemas, nos setores da educação, da formação dos jovens e do desporto.

Saiba mais sobre o INARTdis e acompanhe as atividades em:
Página web internacional