29.01.2020
img_9719.jpg

Incentivar a mobilidade de estudantes do ensino superior, promover a cultura no espaço lusófono e aumentar a empregabilidade são os principais objetivos do projeto "PROCULTURA PALOP-TL" da União Europeia (UE). No âmbito deste projeto o Politécnico de Lisboa (IPL), enquanto membro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo de parceria, que decorreu no dia 28 de janeiro, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

Através deste protocolo, a AULP, a CPLP e o Instituto Camões (Instituto de Cooperação e da Língua), estabelecem um compromisso conjunto para atribuir bolsas de estudos e subsídios de viagem para estudantes dos Estados-Membros da CPLP em mobilidade, e ainda, financiar ações de formação e esclarecimento para capacitação institucional em matéria de formalização de candidaturas aos Programas Erasmus+ ou Mobilidade AULP pelas instituições de ensino superior dos PALOP e de Timor-Leste.

PROCULTURA PALOP-TL
A assinatura do protocolo foi efetuada pelo Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, pelo Vice-Presidente do Instituo Camões, Gonçalo Teles Gomes, e pelo Presidente da AULP, Orlando da Mata, na presença de representantes dos Estados-membros da CPLP, da União Europeia, entre outros convidados. Em representação do Politécnico de Lisboa estiveram presentes Elmano Margato, presidente do IPL, Ana Cristina Perdigão, vice-presidente do IPL  e Fernando Melício, pró-presidente do IPL.

O projeto "PROCULTURA PALOP-TL" (Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste) é uma ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Instituto Camões e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian, num valor total de 498.000 euros. O projeto tem um período de implementação entre 2020 e 2023.

No dia 28 de janeiro, o Politécnico de Lisboa participou igualmente na Reunião do Conselho de Administração da AULP, onde se apresentou o relatório de atividades, as edições AULP em curso, o Prémio Fernão Mendes Pinto 2020 e o balanço geral do Programa de Mobilidade AULP.

Elmano Margato, presidente do IPL na Reunião do Conselho de Administração da AULP
(Foto AULP) Compareceram a esta reunião os representantes da
Universidade de Cabo Verde - UniCV (Cabo Verde), UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Universidade da Cidade De Macau (Macau, RAEM, China), Universidade Katyavala Bwila (Angola), Politécnico de Lisboa (Portugal), Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais de Cabo Verde.

Texto e Imagem MN/GCI