O estudante de Educação Básica, Rafael Carreira volta a ser eleito Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa numa cerimónia realizada no dia 17 de dezembro de 2025, no Salão Nobre. Na ocasião também se comemorou os 37 anos da Associação de Estudantes reforçando a importância histórica e o papel contínuo do movimento estudantil na representação e valorização dos estudantes da Escola.
O presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, no discurso recorreu à metáfora do heroísmo, inspirada no espetáculo Hércules - O Musical Heróico, para sublinhar que o associativismo estudantil representa uma forma de altruísmo, entrega e disponibilidade para os outros, “muitas vezes à custa do tempo pessoal e académico”, disse dirigindo-se aos estudantes. O Presidente do IPL reiterou ainda a total abertura da Presidência ao diálogo e ao apoio à Associação de Estudantes ao longo do mandato.
A Presidente da ESELx, Carla Rocha destacou ainda que os estudantes são a razão central da existência das escolas, sublinhando o papel fundamental das associações enquanto força motriz da vida académica. Recordando a sua própria experiência enquanto dirigente associativa, Carla Rocha referiu o associativismo como uma verdadeira escola de vida, reconhecendo os desafios, frustrações e aprendizagens que acompanham o exercício destas funções. Reafirmou igualmente a total disponibilidade dos órgãos de gestão da ESELx para ouvir, apoiar e trabalhar em articulação com a Associação de Estudantes, apelando à proximidade e ao diálogo contínuo.
Flickr photos from the Tomada de Posse | AE ESELx album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de AG/GCI