03.05.2021
imagem de samuel rego e elmano margato

A cerimónia decorreu, hoje, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, com a presença do presidente, Elmano Margato, dos líderes dos vários órgãos de gestão da escola artística do IPL, da presidente da Associação Académica da escola e alguns docentes. As primeiras palavras do novo diretor foram de compromisso e “entrega total ao projeto que corresponde a uma motivação de uma vasta equipa”.

A posse de Samuel Rego acontece nove meses depois da eleição, por unanimidade, dos membros que integram o Conselho de Representantes da escola artística. Foi possível graças à recente publicação do decreto-lei 27/2021, que regula a remuneração de diretores de unidades orgânicas de ensino superior, não integrados em carreira docente ou de investigação científica da instituição e que preenche uma omissão na anterior legislação.

imagem da sala de reuniões do IPL com várias pessoas em pé na cerimónia de tomada de posse de Samuel Rego

Depois de um agradecimento a Vanda Nascimento (anterior diretora eleita), pelo trabalho desenvolvido na escola artística do IPL, o novo diretor, disse esperar estar à altura para superar todos os constrangimentos ao nível do funcionamento da escola artística, referindo-se à vontade de “contribuir para colocar termo à indefinição ao nível das infraestruturas e instalações de uma escola incontornável do ensino artístico nacional”.

imagem de samuel rego e elmano margato em pé

Neste mandato pretende reforçar os laços de cooperação internacional e trazer mais mundo para o panorama da dança portuguesa, através da Escola Superior de Dança. “Os ingredientes para consolidar o trabalho realizado estão nas nossas mãos”, frisou. Deixou expressa a sua crença na “absoluta vontade de prosperar e crescer a partir da escola e para a escola”, contando com a colaboração de todos.

Elmano Margato, presidente do IPL, felicitou o novo diretor da Escola Superior de Dança, mostrando total disponibilidade da instituição para cooperar com a escola artística e todos os órgãos que a integram.

Samuel Rego é licenciado em História, vertente de Património Cultural pela Universidade de Évora, pós-graduado em Qualificação Urbana pela Faculdade de Engenharia da Universidade Católica e mestre em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial pela Universidade do Minho.

Foi diretor-geral das Artes entre 2011 e a 2015 e subdiretor-geral na Direção-Geral do Património Cultural de 2015 a 2016, com o pelouro da gestão dos Museus, Palácios e Monumentos.

Em 2016, foi nomeado membro do Conselho de Administração da entidade pública empresarial que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, em especial tendo a cargo a supervisão desta última.

Flickr photos from the Tomada de posse do diretor da Escola Superior de Dança album.

_MG_7128 by Politécnico de Lisboa

_MG_7128 by Politécnico de Lisboa uploaded on 03 May 2021