Com o objetivo de reforçar a articulação institucional e apresentar a nova estratégia para o desenvolvimento do desporto no Politécnico de Lisboa, os Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL) reuniram-se com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), no passado dia 10 de fevereiro de 2026, no Estádio Universitário de Lisboa.
No encontro, os SAS-IPL apresentaram a Unidade Funcional do Desporto e Cultura, uma nova estrutura organizacional que visa promover uma dinâmica renovada na área do desporto e da cultura no seio da instituição, em conformidade com a sua atribuição legal.
A Unidade vai permitir consolidar a intervenção dos SAS-IPL neste domínio, reforçando o apoio às Associações de Estudantes e à Federação Académica do Politécnico de Lisboa (FAIPL), bem como promover uma maior proximidade com os estudantes-atletas.
O encontro reforça o compromisso dos SAS-IPL com a promoção do desporto universitário, assumindo-o como um eixo estratégico para o bem-estar, integração e sucesso académico dos estudantes do Politécnico de Lisboa.
A estratégia agora delineada assenta em objetivos claros e estruturantes: o aumento da prática desportiva junto da comunidade estudantil, o crescimento do número de atletas e de equipas em competição nas provas regionais e nacionais, e o reforço do investimento nas infraestruturas e instalações desportivas, garantindo melhores condições para a prática e desenvolvimento do desporto universitário.
A reunião contou com a presença do Presidente da FADU, Diogo Salgado Braz, e do Administrador, Pedro João Longo. Em representação dos SAS-IPL estiveram presentes o Administrador, João Lobato, e o Coordenador da Unidade de Desporto e Cultura, Luís Castro.
Texto de LC/SAS
Imagem de FADU