02.12.2022
semana europeia de prevenção de resíduos

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, que decorreu de 19 a 27 de novembro, as Escolas Superiores de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e Comunicação Social (ESCS), e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) colocaram em prática, com o apoio de parceiros, uma série de iniciativas inseridas nas comemorações a nível global, com o objetivo de encorajar os Europeus e não só, a desenvolver ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos.

Entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, as ações associadas à promoção do consumo sustentável e economia circular dentro das suas comunidades, dividiram-se entre 3 escolas do Politécnico de Lisboa que, em conjunto ou de forma autónoma, organizaram atividades.

semana europeia de resíduos

Friendly Clothes, um projeto desenvolvido por estudantes do 2.º ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, numa parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Escola Superior de Comunicação Social, sob o tema “Têxteis Circulares & Sustentáveis”, foi a primeira de várias iniciativas. Foi promovida a troca de peças de roupa, ou apenas entrega de roupa, sem troca, doadas posteriormente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

semana europeia de resíduos

O webinar  "Têxteis Circulares e Sustentáveis", iniciativa conjunta do grupo de trabalho em "Gestão de Resíduos" da Rede Campus Sustentável, do Politécnico de Lisboa, do Instituto Politécnico de Beja, da Universidade Fernando Pessoa, do Laboratório Vivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Politécnico de Leiria, da Universidade de Évora e dos estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, juntou como convidadas: Ana Paula Dinis (ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), Madalena Pereira (Universidade da Beira Interior), Daniela Pereira (H Sarah Trading) e Teresa Ribeiro (Petratex).

“Velhos, nem os trapos”, outra das atividades da ESTeSL, passou pela realização de vários vídeos e entrevistas, desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental, que através de divulgação nas redes sociais, deram a conhecer o projeto “Aprender Sempre”, que consiste na transformação de resíduos têxteis, posteriormente enviadas para comunidades deficitárias em África e para a comunidade sem-abrigo. Esta atividade foi realizada por um grupo de idosas da freguesia do Turcifal, onde é feita a recolha testemunhos e imagens do trabalho solidário.

semana europeia de resíduos

A Escola Superior de Comunicação Social levou ao Auditório Vítor Macieira a palestra "Mais é menos", com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa, que teve Amélia Moura Ramos, jornalista da SIC, como oradora. Esta atividade, que levou várias turmas das duas escolas a assistir, teve como parceiros o Eco Politécnico de Lisboa, a ABAE, a Associação de Estudantes da ESTeSL e a Missão Beatão.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de Eco Politécnico