21.11.2019
web_woman_at_war.jpg

A sessão de antestreia do filme “Mulher em Guerra”, do realizador Benedikt Erlingsson, vencedor do Prémio Lux Film Prize 2018 do Parlamento Europeu, vai ter lugar no próximo dia 25 de novembro (segunda-feira), às 15h30, no Auditório Vitor Macieira, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) de Lisboa.

Mulher em guerra

Após a exibição do filme, vai realizar-se uma mesa redonda sobre “Ativismo Ambiental”, cruzando-se este tema com outras temáticas da atualidade presentes no filme, como sejam o papel do cinema como janela de informação / sensibilização sobre temáticas atuais e prementes ou o empoderamento e o novo paradigma da Mulher.

A apresentação do filme está a cargo de Cátia Sousa, da FILMS4YOU, sendo a moderação da responsabilidade das professoras Alexandra David e Sandra Miranda, vice-presidentes da Escola Superior de Comunicação Social. No debate, participam ainda, como convidados, Carla Graça, vice-Presidente da Zero, João Camargo, da Climáximo e Vítor Manteigas, professor de Saúde Ambiental, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Esta exibição acontece no âmbito da parceria estabelecida entre o Politécnico de Lisboa e o Espaço Europa.

Sinopse:

Mulher em guerra

Halla é uma mulher independente de quase 50 anos. Nos bastidores de uma rotina tranquila é uma ativista ambiental apaixonada. Conhecida apenas pelo pseudónimo "A Mulher da Montanha", decide enfrentar a indústria do alumínio num acto de justiça solitária, em prol da defesa do ambiente e contra o aquecimento global. À medida que as ações de Halla se tornam mais ousadas, do pequeno vandalismo à sabotagem industrial, a notícia de que foi aceite para adoção de uma criança na Ucrânia abala os seus planos. Fiel às suas convicções, antes de abandonar o papel de salvadora das Terras Altas, decide planear um duro ataque final contra a indústria do alumínio, para poder depois realizar o seu sonho de ser mãe.

Programa na Agenda Cultural do IPL