02.03.2017
170222_homenagemvicenteferreira_21_of_25.jpg

Vicente Ferreira, presidente do Politécnico de Lisboa, de 2003 a 2016, foi homenageado, no dia 22 de Fevereiro, numa cerimónia que teve a particularidade de reunir os anteriores presidentes da instituição, Almeida e Costa e Antas de Barros.

A integração da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa no Politécnico de Lisboa; as colaborações desencadeadas com as prestigiadas instituições universitártias de Lisboa e a transferência de conhecimento académico para o mundo profissional, com a criação de estruturas de apoio e colaboração, foram os principais feitos do homenageado referidos no discurso do atual presidente da instituição, Elmano Margato.

"homenagear o homem que, durante os últimos 13 anos, foi o presidente do Instituto Politécnico de Lisboa é reconhecer todo o trabalho realizado e partir dele na busca de caminhos que levem o Instituto Politécnico de Lisboa a uma afirmação cada vez maior no panorama nacional e internacional.", disse Elmano Margato.

No final da cerimónia foi exposto o retrato de Vicente Ferreira, pintado a óleo pelo artista João Cruz Rosa, na galeria dos antigos presidentes.

Foram muitas as personalidades de referência do ensino presentes no evento como o diretor geral do ensino superior; o presidente do Conselho Nacional de Educação e as direções de várias instituições de ensino superior.

Após a cerimónia, António Sampaio da Nóvoa procedeu à apresentação do livro de poesia"Palavrar", da autoria do homenageado. Alguns dos poemas foram declamados por alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Texto e fotos de MN