Passar para o conteúdo principal
imagem de uma planta pequena na palma de uma mão

Eco-IPL

main-content
main-content

O IPL assume como prioritário o apoio às escolas para a implementação do Programa EcoCampus, conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nas instituições de ensino superior (IES).

Consciente da necessidade de potenciar o trabalho colaborativo entre as 6 escolas e 2 institutos superiores, para o sucesso do programa na comunidade académica, a presidência do IPL constituiu o grupo de trabalho do Conselho Eco IPL, que integra: dois elementos Serviços da Presidência do IPL; um dos coordenadores Eco-Escolas/EcoCampus de cada uma das escolas; presidentes das Associações de Estudantes; o presidente da Federação Académica do IPL; um representante dos funcionários não docentes e um representante dos Serviços de Ação Social do IPL.

Face às atuais circunstâncias pandémicas, as escolas do Politécnico de Lisboa, têm assegurado a continuidade do trabalho de implementação do Programa EcoCampus, através da submissão da ficha de acompanhamento à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que gere o programa, da qual receberam feedback positivo.

O Galardão Eco-Escolas foi, pela primeira vez, atribuído à maioria das escolas/institutos superiores do Politécnico de Lisboa, no ano letivo 2020/21. É um dos maiores Eco-Politécnicos do país e o trabalho colaborativo foi peça chave para esta realidade.

O Programa Eco-Escolas assume um papel muito importante na aplicação de conceitos e ideias de educação e de gestão ambiental na vida quotidiana da escola. Sobretudo, por implicar a participação dos jovens, que serão os futuros decisores, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. É um programa internacional da Foundation for Environmental Education desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que trabalha as três vertentes da sustentabilidade – ambiental, económica e social –, encoraja e reconhece ações de educação ambiental para a sustentabilidade, premiando-as, e reforça a importância do envolvimento de todos neste percurso.

EcoCampus é um conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nas instituições de ensino superior. Para além de atuar ao nível da gestão ambiental do campus e das diversas instituições que o compõem, um EcoCampus promove ativamente a mudança de comportamentos e atitudes na comunidade académica.