Registo de projetos e atividades: 7 dias com os media 2023

7 dias com os media

Entre 3 e 9 de maio de 2023, a operação 7 Dias com os Media chega à 11.ª edição. Tal como acontece anualmente desde 2013, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), promotor desta operação, renova o convite à participação de todos os que nessa semana queiram registar, partilhar e participar em projetos e atividades que contribuam para melhorar a forma como nos relacionamos com e/ou através dos media.

Este ano o GILM propõe como temática em destaque a inteligência artificial os algoritmos de inteligência artificial, lançando as seguintes questões para reflexão, inspiração e desafio dos participantes:

• O que são algoritmos e como afetam a nossa vida diária online e offline?
  • De que forma influenciam as pesquisas online, o funcionamento das redes sociais e outras tecnologias?
  • Que impacto têm na nossa privacidade e segurança online?
  • Como podemos evitar que nos fechem em bolhas com representações do mundo pouco diversas e, em casos mais extremados, suscetíveis de nos tornarem tendenciosos ou discriminatórios em relação a ideias, pessoas ou grupos?
  • Quais os perigos de tecnologias como os chatbots em questões como desinformação, direitos de autor, plágio…?
  • Como podemos usá-las de forma segura e responsável, consciente e criativa?

Estas são apenas sugestões diretamente ligadas à temática escolhida como tónica desta edição. No entanto, importa notar que, à semelhança do que vem sendo habitual, continua a ser possível a partilha de materiais e atividades sobre outras temáticas, desde que cumpram os critérios para aceitação de projetos/atividades

Nele é possível esclarecer todo o tipo de informações úteis, conhecer os projetos registados em edições anteriores, os que já fizeram o seu registo este ano, aceder a recursos úteis, falar com a organização e, é claro registar novos projetos/atividades.

Os participantes que quiserem partilhar resultados ou evidências dos seus projetos e atividades poderão enviar os materiais para o contacto: 7diascomosmedia@gilm.pt, para que os mesmos possam ser associados e partilhados com a respetiva ficha de inscrição.

Quem pode participar?

Todos os interessados em desenvolver projetos/atividades, alinhados com os objetivos propostos. As edições anteriores revelaram participantes muito diversos e esse é um objetivo a manter: escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social, universidades, famílias…

Quais os formatos dos projetos/iniciativas?

Todos os que os participantes escolherem (seminários; conferências; tertúlias; debates; entrevistas; notícias; podcasts; vlogs; músicas; desenhos; fotografias cartazes; vídeos), o limite continua a ser a criatividade.

Quantas iniciativas podem ser registadas por cada participante?

Não há um número limite.

Como registar as iniciativas/projetos?

Através do formulário disponível na própria plataforma da iniciativa (www.7diascomosmedia.gilm.pt/registo/), que será apreciado pelo GILM e transformado numa ficha de registo que ficará publicada e visível no site.

Critérios de aceitação de iniciativas

• Apresentem uma relação com temáticas inerentes ao universo da literacia mediática;
  • Promovam o uso consciente e refletido dos media;
  • Não se esgotem na simples utilização de meios tecnológicos;
  • Apliquem padrões éticos e valores humanistas nas criações, produções, publicações e partilha de conteúdos submetidos;
  • Não visem fins meramente comerciais;
  • Acautelem os direitos de proteção de dados;
  • Respeitem os direitos humanos fundamentais, a dignidade humana e os valores cívicos.

A iniciativa também tem presença nas seguintes plataformas: Facebook, Instagram e YouTube. Recomenda-se a utilização da hashtag #7diascomosmedia2023

“Junta-te aos 7 dias que já não vivem sem os media!”