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vista de uma janela num avião onde vê a asa e o horizonte

Perguntas Frequentes

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1. Até quando me posso candidatar?
Os prazos de candidatura variam de ano para ano e de unidade orgânica para unidade orgânica. Deve perguntar diretamente junto do gabinete de relações internacionais da sua unidade orgânica.

 

2. O que preciso para me candidatar?
Para se candidatar, deve estar matriculado e manter uma situação financeira regularizada. Embora os procedimentos de candidatura variem de unidade orgânica para unidade orgânica, normalmente precisará de preencher uma ficha de candidatura, escrever uma carta de motivação e entregar o seu historial académico (notas e créditos) e cópia do Cartão de Cidadão/Passaporte.

 

3. Qual é a duração mínima e máxima da mobilidade Erasmus+ para estudos?
O projeto de mobilidade para estudos pode demorar entre 3 e 12 meses.

 

4. Quantos projetos de mobilidade Erasmus+ é que posso fazer?
Durante cada ciclo de estudos (licenciatura e mestrado), pode fazer um total de 12 meses de mobilidade, independentemente de se tratar de estudos ou estágio.

 

5. Após a seriação do IPL, fiquei colocado numa das minhas opções. Isto quer dizer que fui aceite pela Instituição de Ensino Superior em causa?
Não. Quer apenas dizer que o IPL irá nomeá-lo como candidato à Instituição de Ensino Superior em causa. Agora deve candidatar-se diretamente junto da IES, que pode aceitá-lo ou excluí-lo.

 

6. Como é que me candidato à Instituição de Ensino Superior em causa?
Mal tenha informação de que ficou colocado na seriação do IPL, deve procurar, no site da Instituição de Ensino Superior, saber qual é o procedimento de candidatura, quais são os prazos e quais são os requisitos.

 

7. Como é que o IPL faz a seriação dos candidatos?
Conforme consta no Regulamento de Mobilidade Académica do IPL, a equação que dá origem à Classificação Final, depende fundamentalmente do número de créditos e dos resultados académicos do candidato.

 

8. Todos os estudantes Erasmus+ têm direito a uma bolsa de subsistência?
Não. O número e o valor das bolsas varia de ano para ano, pelo que, normalmente, há um intervalo entre a informação relativa às colocações e à atribuição das bolsas. Mesmo sem bolsa, os alunos selecionados podem levar a cabo o projeto de mobilidade Erasmus+.

 

9. O que acontece se, já depois de selecionado, decidir desistir do projeto Erasmus+?
O Politécnico de Lisboa não impõe consequências académicas ou disciplinares aos alunos que desistam. No entanto, os alunos nestas circunstâncias devem informar o IPL o mais cedo possível, de forma a permitir que outros estudantes possam beneficiar de todas as vagas.

 

10. Como é que preencho a informação académica do Learning Agreement?
O primeiro passo é, no site da Instituição de Ensino Superior que o vai acolher, procurar as unidades curriculares relevantes para o seu percurso de estudos. Depois, deve contactar diretamente o seu Coordenador ECTS para escolher as unidades curriculares que melhor se inserem no seu plano de estudos. Tanto o aluno como o respetivo Coordenador ECTS deve assinar o Learning Agreement.

 

11. Como se processa o reconhecimento das unidades curriculares?
As unidades curriculares que levar a cabo durante o seu projeto de mobilidade Erasmus+ devem corresponder à mesma área científica das unidades curriculares que, normalmente, frequentaria no IPL. Deve perfazer, na Instituição de destino, o mesmo número de créditos, para cada área científica que conseguiria durante o mesmo período de estudos no IPL

 

12. Tenho de pagar propinas na instituição que me vai acolher?
Não. Continua a pagar propinas no IPL, mas está isento de propinas na da Instituição de Ensino Superior que o vai acolher. Outras taxas, emolumentos e custos podem, contudo, aplicar-se.

 

13. Sou beneficiário do SAS. Tenho direito a uma bolsa suplementar?
Sim. Todos os alunos SAS em mobilidade beneficiam de uma bolsa suplementar, cujo valor varia de ano para ano.

 

14. O que acontece se ficar doente durante a mobilidade?
Todos os alunos participantes no programa Erasmus+ estão obrigados a deter um Cartão Europeu de Seguro de Doença válido que dá acesso a cuidados de saúde públicos nos países da UE. Os alunos em mobilidade para a Turquia devem deter ainda um seguro de saúde privado.

 

16. Quem é que trata das viagens e do alojamento?
Os alunos em mobilidade são responsáveis pela organização da viagem e do alojamento. Contudo, muitas Instituições de Ensino Superior de destino oferecem apoio e informação aos alunos incoming.

 

15. Sou protegido por um seguro durante a mobilidade?

Os alunos em mobilidade outgoing e estagiários outgoing estão abrangidos por uma apólice de seguro (VG65224785) assegurado pelo Politécnico de Lisboa.

 

17. Posso ter que devolver a bolsa?
Os alunos que não cumpram todas as cláusulas contratuais do projeto de mobilidade podem ter que devolver parte ou a totalidade da bolsa de subsistência. É o caso dos alunos que não obtenham aproveitamento (zero créditos), que não cumpram a duração prevista da mobilidade ou que não entreguem o relatório final.

 

18. Posso escolher qualquer Instituição de Ensino Superior?
Não. Deve escolher apenas entre as Instituições de Ensino Superior com um protocolo assinado com o IPL que contemple a sua área científica e o seu ciclo de estudos.