22.05.2023
programa da TVI na ESELx

O programa da TVI, Esta Manhã, emitiu em direto, a partir da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 19 de maio. Tendo como tema a Educação, Nuno Eiró teve como primeiro convidado o ministro da Educação, João Costa. A vice-presidente da ESELx, Cátia Rijo e o presidente da Associação de Estudantes, Jaden Gomes, também conversaram com o apresentador sobre as preocupações face ao atual contexto da Educação e as questões laborais que envolvem a carreira de professor.

“Não podemos, nunca, alhear-nos do que se passa e dos contextos inerentes à profissão de professor”, começou por dizer Cátia Rijo. Reconhecendo que as questões laborais são importantes porque determinam a atratividade, a vice-presidente realçou que a Escola do Politécnico de Lisboa forma outros profissionais e pretende que todos as áreas de formação, que iniciam com o ensino, mas que também se alargam à parte social, cultural e artística, sejam inseridas profissionalmente, contribuindo para a sociedade.

programa da tvi na eselx

A vice-presidente da ESELx explicou a Nuno Eiró, que os alunos, ao longo do percurso académico, são inseridos em contextos profissionais, o que permite uma vivência nos estágios e nos planos de intervenção que desenvolvem, que complementa a componente teórica. A docente realçou a importância da investigação desenvolvida na ESELx. “Investigamos sobre estas áreas, estamos a contribuir com um know-how acrescido que está a ser adaptado em prol dos contextos que estamos a viver”.

Jaden Gomes disse ser visível a vontade que os estudantes da ESELx têm de participar na discussão sobre a Educação e ter uma voz ativa na luta dos professores. Apesar de ainda não estarem inseridos na carreira, pensam no futuro e por isso participaram nas manifestações de forma organizada. Para o presidente da AEESELx, quem escolhe ser professor sente que vai contribuir para algo maior – o futuro das crianças que vão educar e o contributo à sociedade.

Jaden Gomes presidente da AEESELx

O programa Esta Manhã, emitido de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 10h, na TVI, encerrou a semana de agenda aberta, tendo como pano de fundo o edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa e o Campus de Benfica do IPL.

Flickr photos from the Programa Esta Manhã da TVI em direto na ESELx album.

Programa Esta Manhã da TVI em direto na ESELx by Politécnico de Lisboa

Programa Esta Manhã da TVI em direto na ESELx by Politécnico de Lisboa uploaded on 22 May 2023

Ver a galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL