O Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, e o Administrador dos Serviços de Ação Social do IPL, João Lobato, estiveram presentes na apresentação do estudo “Ação Social no Ensino Superior”, desenvolvido pela NOVA Economics of Education Knowledge Centre, a pedido do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
A sessão, realizada no Teatro Thalia, no dia 2 de setembro de 2025, contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre , da Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, e de representantes de instituições de ensino superior, dos serviços de ação social e estudantes.
O estudo conclui que a atribuição de bolsas de ação social reduz a probabilidade de abandono escolar e aumenta a taxa de conclusão de curso, sobretudo entre estudantes do 1.º ano. Identifica também limitações no sistema atual, nomeadamente o facto de três em cada quatro bolseiros receberem apenas a bolsa mínima, e recomenda maior transparência, simplificação do processo de candidatura e melhor divulgação dos apoios disponíveis.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, recordou a evolução da ação social no ensino superior, desde os primeiros regulamentos de bolsas nos anos 70 até ao modelo atual, destacando que, em 2024/2025, o Fundo de Ação Social apoiou mais de 80 mil estudantes, com um orçamento de 170 milhões de euros, dos quais 144 milhões foram destinados a bolsas de estudo.
Já o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, na sua intervenção, sublinhou que o estudo confirma o impacto positivo das bolsas na redução do abandono e na conclusão de disciplinas e cursos. Defendeu que o sistema deve ser mais progressivo, simples e transparente, e destacou ainda a importância das residências académicas para garantir melhores condições de integração e sucesso académico dos estudantes deslocados. Entre as medidas anunciadas, o ministro referiu a atualização das propinas de licenciatura em 2026/2027, a descongelação das propinas de mestrado e o aumento do financiamento público para a ação social de 70 para 100 milhões de euros.
Pode assistir à sessão aqui
Flickr photos from the Apresentação do estudo "Ação Social no Ensino Superior" album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de JC/GCI