11.10.2022
presidente do IPL, presidente da ESTC, ministro da Cultura e diretor do departamento de Cinema

As comemorações dos 50 anos da Escola de Cinema iniciaram a 7 de outubro com uma cerimónia realizada na Escola Superior de Teatro e Cinema, que contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e do presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato.

A Escola de Cinema, criada em 1973 como Escola Piloto para a Formação de Profissionais de Cinema, foi inicialmente integrada no Conservatório Nacional e, atualmente constituiu um dos dois departamentos que formam a Escola Superior de Teatro e Cinema. “Formou os mais relevantes profissionais do Cinema em Portugal numa escola pública do ensino superior artístico com impacto nacional e internacional”, palavras de David Antunes, presidente da ESTC, na cerimónia de abertura das comemorações dos 50 anos.

presidente da ESTC a discursar

Na sua intervenção, David Antunes, realçou a relevância da oferta formativa da Escola artística do Politécnico de Lisboa nos 3 ciclos do ensino superior: licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo este último, uma situação inédita em todo o universo politécnico português. O doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, foi concebido pelas Escolas artísticas do Politécnico de Lisboa em associação com a Universidade de Lisboa.

O presidente da Escola Superior de Teatro e Cinema deixou, no final da intervenção, o desejo e necessidade de criar um espaço dinâmico e de encontro das Artes do IPL, que ao mesmo tempo seja um espaço artístico, conceptual, político de intervenção e de investigação.

presidente do IPL a discursar

A importância do ensino artístico

O presidente do IPL reconheceu “o trabalho e o caminho de desenvolvimento que a todos prestigia”, referindo-se ao doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento em associação com a Universidade de Lisboa. “Só com trabalho, dedicação, estudo e qualificação académica do corpo docente” é possível assegurar o crescimento do IPL, realçou Elmano Margato.

“No IPL sempre apoiámos o desenvolvimento científico e artístico e estivemos ao lado do crescimento e desenvolvimento”, assinalou Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, num contexto em que se falou de financiamento do ensino superior.

ministro da Cultura

E numa semana em que o Orçamento de Estado para 2023 esteve na agenda do Governo, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, garantiu que um dos compromissos da atual legislatura passa por “criar estabilidade, previsibilidade, condições de trabalho e para tal é preciso investir nas capacidades criativas que existem”. Para o governante há um “subfinanciamento crónico para a Cultura. “Aumentar o investimento na Cultura não é apenas um número ou uma abstração. É através da Cultura que nos formamos como comunidade coletiva”, frisou o ministro.

diretor do departamento de Cinema da ESTC

Ligação entre a teoria e a prática

Luís Fonseca, diretor do Departamento de Cinema da ESTC, destacou a forma como o curso de Cinema evoluiu e se transformou no tempo, sendo um exemplo de “um pensamento que nunca desistiu de encontrar um equilíbrio entre reflexão e prática que encontrou expressão diferente, mas ajustada nos atuais planos curriculares de licenciatura e de mestrado”. Para o docente, o sucesso dos filmes da Escola em festivais nacionais e internacionais demonstra a qualidade do trabalho com uma reputação que passa fronteiras.

Quanto ao percurso da Escola, o diretor do departamento de Cinema destaca o papel de Madalena Perdigão, como uma “figura decisiva e de grande relevância em quase tudo o que aconteceu no ensino das Artes em Portugal”. Luís Fonseca não esqueceu outras pessoas, nomeadamente António Reis e “a enorme de decisiva importância do trabalho de José Bogalheiro, como diretor e professor da Escola Superior de Teatro e Cinema”.

José Bogalheiro

A cerimónia terminou com uma palestra de José Bogalheiro intitulada “Nascimento da imagem de uma Escola”. O dia assinalou o início das comemorações dos 50 anos da Escola de Cinema que vão acontecer sob a forma de várias iniciativas, ao longo do ano letivo.

Durante a tarde decorreu uma projeção dedicada a uma seleção de filmes da Escola, premiados nos últimos 20 anos:

“Roma Acans” de Leonor Teles
“Primária” de Hugo Pedro
“Amor, Avenidas novas” de Duarte Coimbra
“Onde o verão vai” de David Pinheiro
 “Corte” de Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote
“Mistida” de Falcão Nhaga (Wilker)

Flickr photos from the Cerimónia de abertura das comemorações 50 anos da Escola de Cinema album.

Cerimónia de abertura das comemorações 50 anos da Escola de Cinema by Politécnico de Lisboa uploaded on 11 Oct 2022

Ver galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL