19.04.2022
7 dias com os media

A 10.ª edição da iniciativa 7 dias com os Media, promovida pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática, do qual faz parte da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) desde o início do atual ano letivo, tem como objetivo a partilha de projetos e atividades que contribuam para melhorar a relação com e através dos media.

Tendo por base os tempos que vivemos, nomeadamente as experiências e aprendizagens de uma pandemia ainda ativa, o GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática), enquanto promotor desta operação, na edição de 2022 decidiu destacar a temática: “Eu, as Redes Sociais e os Media: que relação é esta?”, em torno da qual propõe os seguintes tópicos para reflexão:

• Nós e os media – o que mudou ou não nesta relação?
  • Estar online e o bem-estar digital
  • As Redes Sociais e os mundos que as suas imagens constroem

Quem pode participar?

Todos os interessados em desenvolver projetos/atividades, alinhados com os objetivos propostos. As edições anteriores revelaram participantes muito diversos e esse é um objetivo a manter: escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social, universidades, famílias…

Quais os formatos dos projetos/iniciativas?

Todos os que os participantes escolherem (seminários; conferências; tertúlias; debates; entrevistas; notícias; podcasts; vlogs; músicas; desenhos; fotografias cartazes; vídeos), o limite continua a ser a criatividade.

Quantas iniciativas podem ser registadas por cada participante?

Não há um número limite.

Como registar as iniciativas/projetos?

Através do formulário de registo que é apreciado pelo GILM e transformado numa ficha de registo que fica publicada e visível no site.

A iniciativa também tem presença nas seguintes plataformas: Facebook, Instagram e YouTube.

Mais informações e esclarecimentos sobre como participar.

Sobre o Grupo Informal sobre Literacia para os Media

Surgido em 2009, o GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, tem como objetivo a cooperação dos seus membros com vista à partilha de informação relevante, à realização de iniciativas que possam beneficiar das sinergias das diversas entidades participantes, contribuir para a definição de políticas públicas na área da educação para os media e da literacia mediática, assim como promover ações comuns abertas à sociedade.

Atualmente constituído por 13 membros, entre os quais a Escola Superior de Comunicação Social, representada pela docente Fernanda Bonacho, a Agência Lusa, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a RTP, entre outros.