26.02.2024
ABAAE visita o Campus de Benfica do IPL

No âmbito da candidatura do campus de Benfica do IPL ao Galardão EcoCampus, uma equipa de técnicos da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) visitou, no 8 de fevereiro de 2024, as Escolas Superiores de Comunicação Social (ESCS), de Educação de Lisboa (ESELx) e de Música de Lisboa (ESML), para observar as boas práticas ambientais promovidas por estas instituições de ensino superior e fazer provas da informação submetida no decurso do processo de candidatura a EcoCampus.

Para além da visita, os técnicos da ABAAE realizaram questionários à comunidade académica sobre as práticas de sustentabilidade adotadas pelas instituições.

As referidas Escolas do Politécnico de Lisboa apresentaram uma estratégia de sustentabilidade do Campus, pensada para três anos, que envolve todos os serviços e valências do IPL, numa melhoria contínua da gestão ambiental do campus.

A visita in loco foi antecedida por uma reunião de análise da candidatura onde estiverem presentes membros da ABAAE e da Agência Portuguesa do Ambiente, membros dos conselhos Eco-Escolas das 3 Escolas do Campus, Maria João Silva e Tiago Tempera (coordenadores Eco-Escolas da ESELx), Cláudia Silvestre (coordenadora) e Alexandra David da ESCS, e Iryna Brazhnik e Pedro Ferro (coordenadores Eco-Escolas da ESML), assim como a Vice-Presidente do IPL, Maria João Escudeiro, o Coordenador do Programa Eco-IPL, Vítor Manteigas, a presidente e vice-presidente da ESELx, Carla Rocha e Cátia Rijo, representantes do SAS e do CLiC, nomeadamente, Heitor Oliveira e Antónia Estrela, respetivamente, e estudantes das três instituições de Ensino Superior.

O IPL aguarda pelo resultado da candidatura do Campus de Benfica a EcoCampus, estando a entrega dos galardões prevista ocorrer durante a 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus, que terá lugar de 26 a 28 de abril de 2024, na Escola Superior de Educação de Lisboa, no então EcoCampus de Benfica do IPL.

O galardão EcoCampus, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), tem como objetivo reconhecer e promover a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local.

Imagem de Eco-IPL