25.10.2022
biblioteca da Escola Superior de Educação de Lisboa

Na Semana do Acesso Aberto, que decorre de 24 a 30 de outubro, uma iniciativa global comemorada há 15 anos, realçamos o papel do Repositório Científico do Politécnico de Lisboa como veículo de divulgação da produção científica dos membros da comunidade académica, disponível em acesso livre.

O Repositório Científico do Politécnico de Lisboa assegura o depósito de documentos de cariz científico e promove o livre acesso à informação nas áreas das artes, ciências empresariais, ciências da saúde, comunicação, educação e engenharia, contribuindo para o desenvolvimento da investigação.

Em outubro de 2022 o Repositório Científico do IPL tinha disponíveis 14 212 documentos referentes às 8 Escolas e Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa:

• ESCS | 1614
  • ESD | 218
  • ESELx | 2 286
  • ESML | 369
  • ESTC | 680
  • ESTeSL | 3 026
  • ISCAL | 989
  • ISEL | 4 958
  • SP IPL | 82

O Repositório Científico do IPL, com 11 anos de existência, resulta do trabalho desenvolvido pelo grupo de bibliotecários do Politécnico de Lisboa. O depósito de documentos: dissertações; artigos; comunicações e posters; capítulos; livros; palestras; teses de doutoramento; recensões, relatórios; recensões, entre outros é gerido pela(o) bibliotecária(o) em cada uma Escolas.

Iniciativa | Semana de Acesso Aberto

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o objetivo de sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de investigadores, gestores de ciência, estudantes e do público em geral, promove, no âmbito das comemorações da semana internacional de acesso aberto, a iniciativa intitulada “Ciência Aberta: Acesso, colaboração e partilha”, que decorre, online, a 27 de outubro, entre as 09h30 e as 10h30.

A participação é gratuita, mas requer inscrição.

Na sessão vão ser abordados os serviços ao dispor da comunidade para promover a prática da Ciência Aberta, em particular a b-on e os acordos transformativos (publicação em acesso aberto sem custos para os autores), a rede de repositórios científicos de acesso aberto e os serviços para a gestão de dados de investigação.