17.01.2023
podcast CiênciaCom

CiênciaCom é o nome do podcast da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), que desde 2021 dá a conhecer, através de entrevistas conduzidas pelo jornalista Francisco Sena Santos, áreas e projetos de investigação, com destaque para a Comunicação. São já sete os episódios disponíveis para ouvir em várias plataformas.

A vice-presidente da ESCS, Sandra Miranda, aponta para uma tendência de crescimento, exponencial, dos podcasts facto que faz com que o CiênciaCom seja uma forma da ESCS chegar ao grande público. Considerando o objetivo de divulgação e comunicação de ciência, a ESCS torna, desta forma, “públicas e acessíveis as informações sobre as investigações que se fazem na área, evidenciando o próprio processo de produção desse conhecimento científico e diminuindo a distância entre a ciência e a sociedade”, justifica a vice-presidente.

Os episódios são gravados nos estúdios de rádio da Escola de Comunicação do Politécnico de Lisboa, com condução técnica e edição áudio de Nuno Portugal. Tendo em conta o alcance que o podcast CiênciaCom tem tido, “podemos dizer que tem sido uma aposta ganha”, afirma Sandra Miranda.

José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do Politécnico de Lisboa para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, docente da Escola Superior de Comunicação Social e investigador na área da Antropologia, foi o convidado do 7.º episódio da iniciativa que “procura dar voz à ciência”, como destaca Sandra Miranda.

José Cavaleiro Rodrigues no Podcast CiênciaCom

“Não há bom ensino sem boa investigação”

Afirmou José Cavaleiro Rodrigues no 7.º episódio do podcast CiênciaCom, quando questionado por Sena Santos sobre o convite para fazer parte da equipa da presidência do Politécnico de Lisboa, onde assume, desde 2016, a pró-presidência para a área da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo.

O docente e investigador aceitou o desafio porque sente que a Investigação é o pilar, no qual tem de ser feito um investimento. “Ao contrário do ensino superior universitário, nós eramos mais vistos como tendo o papel de ensino e formação com carácter prático e profissionalizante como muitos dizem”. Na presidência do IPL, há a ideia partilhada de que “não somos apenas transmissores de conhecimento, mas sim de conhecimento que nós próprios somos capazes de refletir, pensar e trabalhar”.

Sobre o trabalho desenvolvido no Politécnico de Lisboa, destaca que o investimento, “significativo” na investigação (interna), possível com o surgimento do IDI&CA - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística, que tem permitido, gradualmente, observar resultados através do aumento no número de publicações, mas também de comunicações e participações em congressos.

Ao longo da conversa com Francisco Sena Santos, José Cavaleiro Rodrigues falou sobre vários temas, entre os quais a relação, que considera difícil e de competição, entre universidade e politécnico.

No dia-a-dia tenta, o pró-presidente conciliar as várias responsabilidades que assume, potenciando a ligação à investigação. Neste momento está envolvido numa candidatura europeia desenvolvida pela rede U!REKA, que o IPL integra, que visa estudar os novos sistemas de produção e distribuição local de energia. Neste contexto, desafiou a cidade da Amadora a associar-se à candidatura, dada a necessidade de ter uma comunidade urbana envolvida no projeto.

Como investigador, José Cavaleiro Rodrigues, está a trabalhar num projeto partilhado com colegas antropólogas, relacionado com o Consumo da Saudade, que diz respeito a “artigos e bens que nos mostram uma relação muito próxima com um lugar qualquer, do qual já estamos longe, ou do qual nos aproximamos”.

Texto de CSS/GCI IPL
Grafismo: ESCS