09.03.2020
img_1377.jpg

A reeleição decorreu na primeira reunião dos novos membros do Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, realizada no início de março, nos Serviços da Presidência do IPL. A reunião foi precedida pela tomada de posse dos 33 elementos deste orgão de gestão que votaram a favor de um novo mandato de Ana Maria Bettencourt.

Conselho Geral 2020

O Conselho Geral do Politécnico de Lisboa é constituído por 17 professores e investigadores,
5 estudantes, 1 funcionário e 10 membros cooptados (personalidades externas convidadas).

Para a recém empossada presidente do Conselho Geral, "o Politécnico de Lisboa é uma instituição prestigiada pela qualidade das suas escolas e pela diversidade da sua ação no ensino, na investigação, na intervenção, na promoção da cultura. É uma honra poder trabalhar nesta instituição com professores, alunos e funcionários empenhados e com distintos representantes da sociedade, membros cooptados."

Conselho Geral

Na sua primeira intervenção,
perante os membros reunidos,presidente do Conselho Geral referiu a importância de todos, no acompanhamento e consolidação dos trabalhos de gestão do IPL, nomeadamete na resolução dos problemas infraestruturais das unidades orgânicas e o alinhamento da instituição para com os objetivos traçados pela Lisboa Capital Verde 2020, no campo da sustentabilidade. Ana Maria Bettencourt reforçou também a importância dos grupos de trabalho do conselho geral e as sessões abertas à comunidade.

O conselho geral é um órgão de gestão do Politécnico de Lisboa. Uma das funções mais importantes deste conselho é a eleição do presidente do IPL. Cabe a este órgão de gestão propor iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição; eleger o provedor do estudante, mediante proposta da federação académica do IPL e aprovar o regulamento das suas atividades; autorizar o estabelecimento de consórcios; e homologar o regulamento disciplinar dos estudantes.

Sobre Ana Maria Bettencourt

É presidente do Conselho Geral do Politécnico de Lisboa desde 2015.

Tem coordenado e acompanhado inovações educativas relacionadas designadamente com a educação para o desenvolvimento sustentável, a educação para a cidadania e a  luta contra a exclusão educativa, tendo orientado trabalhos de investigação cooperativa e formação em contexto, designadamente em Setúbal, em Vialonga e nos Açores.

É membro do Conselho Científico do Projeto ProSucesso-Açores pela Educação e acompanhou e coordenou a investigação e o relatório  sobre o projeto Apoio Mais, Retenção Zero (2015-2019) .

Foi presidente do Conselho Nacional de Educação (2009 a 2013).

Foi Professora Coordenadora e presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Educação de Setúbal.
Foi Assessora da Casa Civil do Presidente da República (1996-2006).

Foi deputada da Assembleia da República (1991-95)

É licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade de Paris VIII – Vincennes, doutorada em Ciências da Educação na Universidade de Paris V- Sorbonne.

Foi responsável pelo lançamento e dirigiu o Estado da Educação , Conselho Nacional de Educação ( 2010, 2011, 2012 ).

Já foi agraciada com a Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal, Comendadora da Ordem do Mérito, França e a Insígnia de Reconhecimento da Região Autónoma dos Açores.

Texto e Imagem MN/GCI