22.04.2022
25 perguntas ao primeiro-ministro

O primeiro-ministro foi o primeiro convidado da iniciativa promovida pelo Clube dos Jornalistas, que celebra os 50 anos do 25 de Abril e os 40 anos do Clube, e que conta com a Agência Lusa e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) como parceiras. A entrevista aconteceu na tarde de 20 de abril, no auditório Vítor Macieira da Escola do Politécnico de Lisboa.

O Clube de Jornalistas convidou cinco jornalistas de diferentes gerações, dos 33 aos 74 anos, de diferentes órgãos de comunicação social e pediu a cada um que formulasse cinco perguntas a António Costa. A jornalista Maria Elisa Domingues foi a moderadora da entrevista, que decorreu, ao vivo, sem montagem e durou cerca de 2 horas.

A ESCS é uma das instituições parceiras da iniciativa, e vai ser palco das quatro entrevistas a figuras públicas, que vão decorrer em cada ano até 2026. Professores e estudantes da Escola do Politécnico de Lisboa colaboraram na produção daquela que foi a primeira entrevista ao primeiro-ministro, nesta legislatura.

Henrique Garcia, Luísa Meireles (Lusa), Ana Sá Lopes (Público), Rita Tavares (Observador) e Filipe Santa-Bárbara (jornalista da TSF e diplomado da ESCS), foram os jornalistas escolhidos para o painel a quem coube fazer as perguntas ao primeiro-ministro. Desde a Guerra na Ucrânia, aos rumores de um cargo europeu, ao orçamento, que o primeiro-ministro considera ser “o primeiro Orçamento de Estado referendado pelos portugueses” e algumas polémicas, recentes, relacionadas com a Justiça e não só, a abrangência das perguntas foi grande e, em momento algum, António Costa evitou responder.

O objetivo do Clube dos Jornalistas quanto à iniciativa que agora iniciou, “é ir à essência daquilo que foram os 40 anos do Clube: premiar e distinguir a excelência do jornalismo que se pratica em Portugal através dos Prémios Gazeta; juntar jornalistas mais novos e mais velhos, partilhar experiências, cruzar ideias e trocar práticas jornalísticas diferentes, no online, na televisão, na rádio, na imprensa escrita”.

António Belo, André Sendim e António Costa
António Belo, André Sendim e o primeiro-ministro António Costa

Na plateia do Auditório Vítor Macieira estiveram presentes: o presidente da Escola Superior de Comunicação Social, André Sendim, as duas vice-presidentes, Alexandra David e Sandra Miranda, o vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo e os pró-presidentes Ana Raposo e José Cavaleiro Rodrigues, bem como o presidente do conselho Pedagógico da Escola, docentes, coordenadores dos cursos e secções, e alunos da licenciatura em Jornalismo.

Para além da Lusa e da ESCS como parceiros, o Clube dos Jornalistas conta com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio e o apoio institucional da Comissão dos 50 anos do 25 de Abril.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens: Serv. Com. ESCS