01.10.2020
Candidaturas: Estudantes Comissões de Avaliação Externa - A3ES até 31 de outubro

Aproxima-se o início do 4.º ano do segundo ciclo regular de avaliação/acreditação 2018-2023, no qual se procede à avaliação de ciclos de estudos em funcionamento, no âmbito do processo ACEF 2020/2021. A A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) inicia um processo de candidatura online para estudantes interessados em participar nas Comissões de Avaliação Externa.

As candidaturas decorrem até às 24h00 do dia 31 de outubro. Os interessados devem efetuar a inscrição online.

Os agrupamentos de ciclos de estudos a avaliar no ano mencionado são:

• Agricultura, Silvicultura e Pescas, Ensino Politécnico;
  • Agricultura, Silvicultura e Pescas, Ensino Universitário;
  • Audiovisuais e Artesanato;
  • Biologia;
  • Ciências da Educação (Ensino Universitário);
  • Ciências Veterinárias;
  • Culturas, Línguas e Literaturas Estrangeiras;
  • Dança;
  • Design;
  • Educação (Ensino Politécnico);
  • Estudos, Animação e Produção Artísticos;
  • Farmácia (Ensino Politécnico);
  • Línguas e Secretariado;
  • Música;
  • Nutrição;
  • Produção dos Media e Multimédia, Ensino Politécnico;
  • Produção dos Media e Multimédia, Ensino Universitário;
  • Teatro;
  • Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica;
  • Terapêuticas Não-Convencionais;
  • Terapias e Reabilitação.

Requisitos de admissão:

Podem candidatar-se os estudantes que cumpram as seguintes condições:

• Sejam estudantes do ensino superior no corrente ano letivo (2020/21) ou, não o sendo, tenham terminado um curso de ensino superior em 2018/19 ou 2019/20;
  • Tenham frequentado, com aproveitamento, pelo menos dois anos curriculares em uma das áreas a que respeitam os agrupamentos atrás referidos ou em área afim;

Os candidatos que cumpram as condições requeridas serão convidados a frequentar uma ação de formação de um dia, em formato online, a ter lugar em dezembro de 2020. A participação na sessão de formação, bem como a apresentação de um trabalho escrito de cerca de dez páginas obedecendo a termos de referência que serão indicados durante a sessão, a ser entregue até ao dia 28 de fevereiro de 2021, são condição necessária para integração na bolsa de avaliadores e posterior designação para integração em uma CAE.

FAQ Estudantes Avaliadores

O contexto legal de avaliação dos ciclos de estudos e das Instituições de Ensino Superior (IES), implementado desde 2007, revelou múltiplas formas de participação dos estudantes, uma das quais a integração nas Comissões de Avaliação Externa da A3ES. Neste sentido, a Agência tem  recrutado e selecionado estudantes, junto das Instituições de Ensino Superior, desde 2011, ano em que implementou um processo experimental de participação de estudantes no processo de avaliação/acreditação de ciclos de estudos em funcionamento.

Este exercício experimental foi objeto de avaliação, tendo-se concluído que “a participação de estudantes nas Comissões de Avaliação Externa (CAE) valida o processo, denotando uma apreciação positiva por parte dos diversos intervenientes, em particular por parte das instituições”. Em consequência desta validação do processo, a participação de estudantes tem sido, progressivamente, alargada a um maior número de visitas de avaliação.