Passar para o conteúdo principal
18.12.2023
Cerimónia de doação de espólios: a herança cultural perpetuada na ESELx

No dia 24 de novembro decorreu, na sala de Atos da ESELx, a cerimónia de assinatura dos contratos de doação de espólios pertencentes a Natália Pais, a Isabel Alves Costa, à Associação Áster/Irene Ribeiro/Américo Silva e a Cassilda Costa.

A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) recebeu os contatos de herdeiros e de pessoas individuais para doar espólios à instituição. De modo a formalizar esta oferta de herança científica cultural, foi realizada uma cerimónia, conduzida pelo docente da ESELx, o Professor Doutor Miguel Falcão, que ao longo dos últimos anos tem dinamizado diferentes iniciativas com o intuito de preservar a memória e de permitir a partilha de conhecimento. 

 

Image
Miguel Falcão na cerimónia de doação de espólios: a herança cultural perpetuada na ESELx

 

O Professor Doutor Miguel Falcão agradeceu aos herdeiros e doadores por terem vindo ao encontro da instituição e por ajudarem, com a sua oferta, a potenciar a estreita ligação que a ESELx tem criado entre as áreas da educação e do ensino das artes. Afirmou, ainda, estar ciente “de que temos em mãos um material valiosíssimo e riquíssimo, que nos compete tudo fazer para preservar, para tratar e para divulgar”. 

O primeiro espólio cedido foi a biblioteca da Psicóloga Natália Pais, que teve um papel marcante ao nível do estudo das Artes na Educação, dos Direitos da Criança e na criação do conceito de Ludoteca. A arquiteta Helena Carqueijeiro, filha de Natália Pais, agradeceu a dedicação da instituição por cuidar do espólio doado e referiu que o ato simboliza, “uma continuidade do trabalho da minha mãe e acho que é muito importante porque as coisas não se perdem e podem fazer parte do trabalho, do estudo e de outras propostas muito interessantes”. 

 

Image
Irene Ribeiro na Carla Rocha na Cerimónia de doação de espólios: a herança cultural perpetuada na ESELx

 

A Biblioteca e o espólio documental de Isabel Alves da Costa, que desenvolveu investigação na área do Teatro na Educação, foi doada pelo viúvo, o arquiteto Manuel Mendes, que realçou o volume e grandeza dos bens doados, salientado que, “quando se acolhe um acervo, o acervo é o todo”, daí a doação não só de obras, mas de inúmeros documentos do espólio pessoal. Agradeceu também à ESELx pelo acolhimento, referindo que a Sala de Espólios da instituição é o espaço correto para receber a documentação. 

 

Image
Irene Ribeiro na Cerimónia de doação de espólios: a herança cultural perpetuada na ESELx

 

Irene Ribeiro, referência na Gravura em Portugal, cedeu o seu espólio, afirmando que, “eu sinto que isoladamente eu não conseguiria ser uma autora só a olhar para mim, para o meu trabalho e a minha gravura. Eu sinto que tenho que partilhar com os outros o bom e o mau”. A autora referiu também que acredita na transformação proporcionada pela educação. Por fim, agradeceu à escola por acolher a sua arte.

Foi também formalizada a doação da biblioteca pessoal da antiga aluna da Escola Superior de Educação de Lisboa, Cassilda Costa, que se dedica ao estudo do Teatro na Educação.

 

Image
Carla Rocha na Cerimónia de doação de espólios: a herança cultural perpetuada na ESELx

 

Por último, Carla Rocha, presidente da ESELx, agradeceu as diversas doações, reforçando que, “hoje celebramos a arte no seu sentido mais engrandecedor e lato, reconhecendo a importância de todas as expressões e manifestações artísticas”. Nas palavras da Presidente a doação simboliza “um marco na trajetória da ESELx” e fortalece o compromisso da instituição com a “preservação e promoção das artes”. 

Os acervos estão disponíveis para consulta mediante marcação através do e-mail eselx@eselx.ipl.pt.

 

Texto de DR/GCI IPL
Imagens de ST/GCI ESELx