Passar para o conteúdo principal
07.07.2022
CLiC-IPL promove reflexão sobre o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo

No dia 24 de junho, realizou-se a conferência “De cada língua se ouvem outras - o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo", organizada pelo Centro de Línguas e Cultura do IPL (CLiC-IPL). O objetivo principal foi o de promover a reflexão em torno do ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras e sobre práticas e experiências pedagógicas neste âmbito.

O evento contou com a presença da professora Maria José Grosso, que proferiu uma conferência intitulada “Entre a língua estrangeira e a de acolhimento: perspetivas atuais do português”, e de diversos professores e investigadores do CLiC-IPL e de várias instituições do ensino superior e/ou ligadas ao ensino de línguas estrangeiras. Entre várias sessões paralelas e uma mesa-redonda sobre os desafios que surgem na elaboração de materiais didáticos, os participantes, oriundos de vários países (Portugal, Brasil, Timor-Leste, Itália, China, Espanha e Canadá), partilharam conhecimentos, experiências e práticas, o que contribuiu para a amplificação de saberes.

Neste segundo ano do evento, optou-se novamente pelo modelo virtual, que permitiu uma grande adesão dos interessados. O CLiC-IPL, através do apoio a projetos de investigação na área e da organização de eventos como este, cumpre a importante missão de contribuir para um maior aprofundamento do conhecimento sobre línguas e culturas. O vice-presidente do IPL, António Belo, fez o encerramento dos trabalhos, destacando a pertinência do evento.

Texto de Antónia Estrela/ESELx