14.03.2023
curta-metragem da ESTC premiada

“Encoberto” de um grupo de estudantes do 3.º ano da Escola Superior de Teatro e Cinema, foi o trabalho premiado na categoria Melhor curta-metragem de Ficção da edição de 2023 dos Prémios Sophia Estudante, que decorreu entre 2 e 5 de março, em Albufeira. O programa do evento incluiu masterclasses, workshops, sessões de cinema e a competição de curtas-metragens, entre outras iniciativas.

Foram 39 as curtas-metragens a concurso na edição de 2023, tendo sido distinguidas 15 e duas receberam menções honrosas. “Encoberto” foi o vencedor na categoria de Ficção, tendo o segundo lugar sido atribuído, em ex aequo, a “O Tempo e a Vontade de Ficar”, de Henrique Linhales Rangel, da Universidade da Beira Interior, e a “Vanette”, de Maria Beatriz Castelo, da Universidade Lusófona.

A curta-metragem “Encoberto” retrata Vargas, um agente infiltrado que tem como missão levar à captura um grupo de assaltantes. O assalto a uma joalharia será o momento ideal para os apanhar em flagrante. O argumento é de Pedro Alegria, a realização de Rodrigo Rebello de Andrade e a direção de produção de Sofia Correia. O projeto levado a cabo por estudantes da licenciatura em Cinema, nas áreas de Argumento, Realização, Produção, Imagem, Som e Montagem, foi financiado pela da Câmara Municipal da Amadora e obteve um reforço adicional através de uma campanha de crowdfunding.

Equipa da curta-metragem Encobertos

O processo de candidatura à 9.ª edição dos Prémios Sophia Estudante, destinado às escolas de Cinema e Audiovisual de todo o país, decorreu em novembro de 2022. A concurso estavam as categorias de Animação, Documentário, Experimental, Ficção, Mestrado e Doutoramento, às quais puderam concorrer instituições de ensino superior e técnico com filmes produzidos no ano letivo de 2021/2022.

O objetivo do prémio atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema é incentivar e premiar os futuros cineastas, mas também estimular as instituições de ensino e os professores a partilhar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em contexto escolar. O Prémio Sophia Estudante tem o valor de 5 000€ destinado a incentivar o vencedor a produzir um novo filme.

Texto de CSS/GCI IPL
Fotos da equipa de Encoberto