14.06.2023
Trio âmbar

O Trio Âmbar constituído por estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) conquistou o primeiro prémio no VI Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva, nível superior, entregue a 3 de junho na Academia de Música de Santa Maria da Feira. André Teixeira, António Cortez Marques e Maria Catarino integram a classe de Música de Câmara do professor Paulo Pacheco desde 2022.

Desde a sua constituição que o Trio Âmbar já se apresentou na masterclass orientada por Evan Rothstein, no 2.º Ciclo de Música de Câmara da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Recentemente, no âmbito do Music Education Annual Meeting, apresentaram-se no Auditório Vianna da Motta, na Escola Superior de Música de Lisboa. Os três estudantes da ESML já têm um longo percurso de formação musical, do qual constam distinções com prémios nacionais e internacionais.

Trio Âmbar

André Teixeira (violino), António Cortez Marques (violoncelo) e Maria Catarino (piano), membros do Trio Âmbar, são o 11.º grupo pertencente à classe de Música de Câmara de Paulo Pacheco, galardoado em concursos nacionais, o que para o docente da ESML é um motivo de orgulho.  “O objetivo primordial desta formação clássica é o de construir um trabalho progressivo na aquisição de competências da escuta em grupo, incorporar metodologias para interpretar a partitura e abordar repertório variado de caráter formativo”, refere o docente.

Trio âmbar

O Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva (CNMGP), organizado pela Academia de Música de Santa Maria da Feira, destina-se a jovens estudantes do ensino artístico especializado da música. Integra a modalidade de Música de Câmara, níveis médio e superior, de formação até sexteto, inclusive.

O segundo prémio foi atribuído ao Quarteto Metamorfose da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto e o terceiro prémio ao trio de guitarras TrizArt da Universidade de Évora. O júri foi constituído por Pedro Silva (presidente), Trevor McTait e Hélder Sá.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens Trio Âmbar e Academia de Música de Santa Maria da Feira