20.07.2023
Livro de Vanda Nascimento

O mais recente volume da Coleção Caminhos do Conhecimento, “Técnica da Dança Clássica – Reflexões, Análise, Testemunhos”, da autoria de Vanda Nascimento, docente da Escola Superior de Dança, foi apresentado a 18 de julho, nos Serviços da Presidência do IPL. Com sala cheia, a obra juntou amigos, antigos alunos, família e membros da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, em jeito de homenagem.

Livro de Vanda Nascimento

David Antunes, pró-presidente do IPL para as Artes, destacou a partilha das reflexões da prática pedagógica da Dança Clássica no livro. “O IPL como Instituição de Ensino Superior que é, tem a obrigação de apresentar investigação, reflexão pedagógica, debate, feito pelos seus professores”, disse. Referindo-se à parceria entre as Escolas artísticas do IPL e a Universidade de Lisboa, da qual resulta o doutoramento em Artes, enfatizou a importância da produção de conhecimento feita por artistas e por pedagogos de artistas, fundamental para a sobrevivência das Escolas de Artes.

Livro de Vanda Nascimento

O diretor da Companhia Nacional de Bailado, Carlos Prado, apresentou a obra, que na sua opinião oferece “uma visão abrangente e valiosa para estudantes e professores desta arte”.
Conhece Vanda Nascimento desde 1992, ano em que se cruzaram na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal como professores. “Ninguém pode ensinar se não tiver alguém para aprender”, disse falando do papel de um professor que deve “ensinar com rigor, sem matar, à partida, as aspirações que os jovens têm numa carreira futura e ser humanamente e emotivamente aconchegante”. Acredita que Vanda fomentou o crescimento dos seus alunos, não só como bailarinos, mas como pessoas. “Foi uma referência inspiradora para todos os que tiveram o privilégio de aprender com ela”.

Carlos Prado reconhece a escassa produção editorial no campo da Dança, afirmando mesmo que o livro publicado sob a chancela do Politécnico de Lisboa é único em Portugal. Aponta a forma clara e acessível com que a Vanda aborda temáticas complexas relacionadas com a técnica de dança clássica. “Consegue transmitir conhecimentos profundos de maneira compreensível e envolvente, tornando o livro acessível, tanto para estudantes de Dança como para atuais e futuros professores desta Arte”, porque aponta caminhos e fala de questões que nem sempre são faladas.

“Dedico este livro aos meus alunos, do passado, do presente e do futuro. Vocês fazem parte de mim.”

Livro de Vanda Nascimento

“Técnica de Dança Clássica” é o primeiro livro de Vanda Nascimento. Emocionada com uma plateia cheia de rostos de amigos e alunos, a docente da Escola Superior de Dança agradeceu todo o apoio, participação e envolvimento de inúmeras pessoas. Destacou os 44 antigos alunos, com quem trabalhou ao longo do percurso de 4 décadas como professora, que aceitaram incluir os seus depoimentos na parte IV da obra.

A professora desejou que a leitura do livro seja “prazerosa”, que permita colocar questões e desperte vontade de construir novo conhecimento e novos discursos.

Inovar o ensino artístico

Livro de Vanda Nascimento

Manuel Matos, vice-presidente do Politécnico de Lisboa classificou como ousada a aventura de querer publicar com o IPL e deixou o desafio a outros colegas. “É assim que vamos garantir que o conhecimento de Vanda Nascimento presente no livro se mantém para as gerações futuras”, disse. Referindo-se à alma e alegria de Vanda Nascimento como professor, Manuel Matos, também ele docente, acredita que “ou gostamos mesmo de ensinar ou somos apenas uns transmissores de conhecimento”.

O vice-presidente do IPL aproveitou a ocasião para falar de um projeto em curso com a Escola Superior de Dança, que pretende qualificar alguns bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. O objetivo é permitir aos profissionais desta Arte, poder a partir de determinado momento da sua vida a obtenção de um grau académico. “É cada vez mais importante no contexto europeu”, afirmou. “Queremos contribuir para inovar no ensino artístico”, disse Manuel Matos, missão que se se insere no trabalho com a comunidade.

Sobre Vanda Nascimento

Livro de Vanda Nascimento

Carlos Prado falou do percurso de mais de 40 anos de Vanda Nascimento, que iniciou a sua formação como bailarina e profesora na Escola de Dança da secretaria de Estado da Cultura em Luanda. Formada pela Escola Superior de Dança do Politécnico de Lisboa, “é uma autoridade no campo da dança clássica” e tem contribuído para o seu desenvolvimento. É doutorada pela Universidade de Sevilha. Foi diretora da Escola Superior de Dança entre 2014 e 2021, onde também presidiu ao Conselho Pedagógico e ao Conselho de Representantes. É membro do Conselho Técnico-Científico desde 2012. Foi coordenadora dos mestrados em Metodologias do Ensino da Dança e Ensino de Dança.

Flickr photos from the Lançamento do livro "Técnica da Dança Clássica: Reflexões, Análise, Testemunhos" album.

Lançamento do livro "Técnica da Dança Clássica: Reflexões, Análise, Testemunhos" by Politécnico de Lisboa uploaded on 20 Jul 2023

Ver a galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL