21.03.2022
biblioteca estesl

Henrique Nunes é diplomado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), curso que terminou em junho de 2021. Foi o vencedor do Prémio Literário Belas Letras, edição de 2021, na categoria Poesia, cujo Dia Mundial é assinalado a 21 de março, desde que foi instituído, em 1999, pela Unesco.

Concorrer ao prémio literário do Politécnico de Lisboa nunca foi, para Henrique, um objetivo primordial, antes uma oportunidade para “expor” o texto que apresentou ao júri.
Soube da iniciativa através dos meios de comunicação institucional do IPL e chegou a participar duas vezes, apenas “na desportiva, porque já tinha alguns poemas escritos e achei interessante o formato, mais do que o prémio em si”. A curiosidade levou-o, de uma forma pragmática, a tentar perceber a “validação quantitativa dos jurados do concurso, relativamente à minha forma de escrita”.

Na opinião do estudante da ESTeSL, a maioria dos participantes do Prémios Belas Letras, tal como ele, devem ser estudantes “que escrevem porque gostam, porque lhes é libertador… é o desabafo, a confissão, quase até o exorcismo do que se percepciona e sente”. Confessa, até, que “o prémio, em si, é algo supérfluo, porque não é essa a meta de quem escreve”.

Poema de Henrique Martins Branco Lopes Nunes

Texto de CSS/GCI IPL