Passar para o conteúdo principal
26.06.2023
Vânia Costa

Vânia Costa, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), é coautora do primeiro Manual de Literacia em Saúde em Portugal, cujo lançamento decorreu a 5 de junho, no Grande Auditório do Infarmed. O manual integra várias dimensões da literacia em saúde, no âmbito do acesso, compreensão e uso dos recursos de saúde, desenvolvimento de competências ao longo do ciclo de vida dentro dos cuidados, prevenção da doença, promoção da saúde e navegabilidade no sistema de saúde.

O livro resultou do trabalho de uma equipa composta por 47 autores, coordenados pelas docentes Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e Isabel Fragoeiro, da Universidade da Madeira. Vânia Costa, nutricionista e docente na licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL, foi a autora do capítulo "Literacia Alimentar e Nutricional ao serviço da Literacia e Saúde".

A docente, especialista em Literacia em Saúde, pelo ISPA – Instituto Universitário, especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas, Especialista em Dietética, pela ESTeSL, pós-graduada em Saúde Comunitária pela FCM-UL e colaboradora do H&TRC – Health & Technology Research Center da ESTeSL-IPL, recebeu o convite para colaborar na produção do manual, devido à sua formação e trabalho realizado com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, na área da literacia em saúde.

Texto: Gab. Com. ESTeSL