Passar para o conteúdo principal
ESELx integra projeto com UNESCO 2024

A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) participa na Cátedra da UNESCO sobre “Intervenção social não violenta” (ISNoV), coordenada por Pascal Tozzi, da Universidade de Bordeaux Montaigne.

O projeto envolve instituições de ensino superior de catorze países, mais de cinquenta instituições e associações, bem como um colégio multidisciplinar, em que participam cerca de uma centena de interessados sobre o tema a diferentes níveis - profissionais, especialistas, investigadores, docentes e formadores. 

São objetivos da Cátedra da UNESCO sobre “Intervenção social não violenta”:

  • Situar, num quadro de investigação-ação, os problemas das ligações entre violência, intervenção social e não violência;
  • Fortalecer o poder de ação dos profissionais de intervenção social (ou futuros profissionais) diante de situações ou riscos de violência;
  • Promover uma cultura/práticas profissionais de não violência no campo do trabalho social e apoio sociocultural ao público; 
  • Revitalizar a parceria internacional, os processos interculturais e multidisciplinares de pesquisa, experimentação, formação e cooperação Norte/Sul em torno destas questões.
     

As docentes da ESELx Cristina Cruz, Laurence Vohlgemuth e Joana Campos, integram este projeto, no seguimento de uma parceria com o ISIAT - L'Institut Supérieur d'Ingénieurs-Animateurs Territoriaux, que vem a ser desenvolvida desde 2013. No âmbito desta parceria, salienta-se a participação no 36ème Colloque international de l’ISIAT, com a apresentação do trabalho de investigação intitulado L’animation socioculturelle et l’intervention sociale face à la violence, que originou o convite para a integração das licenciaturas em Animação Sociocultural e em Mediação Artística e Cultural da ESELx na Cátedra ISNoV.

A ser dinamizada desde 2022 e com conclusão prevista para o ano de 2025, no âmbito desta Cátedra, docentes e estudantes da ESELx têm vindo a testar o desenvolvimento de diferentes metodologias de observação de contextos e grupos distintos, com o objetivo de identificar relações de poder e de violência para, consequentemente, definir estratégias de intervenção e ação promovendo a reflexão sobre estes processos, fundamentados teórica e metodologicamente. Através deste projeto, tem sido possível aos envolvidos cruzar abordagens e olhares com os diferentes parceiros que colaboram na Cátedra.

Nas palavras de Laurence Vohlgemuth, coordenadora da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: “Estarmos integrados nesta Cátedra é muito importante primeiramente, na dimensão da internacionalização do ciclo de estudos, para reforçar laços com parceiros internacionais e assim diversificar os olhares, as perspetivas sobre assuntos relevantes. 

Em segundo lugar, na sociedade contemporânea, as situações de ruturas e de conflitos podem trazer consequências graves a várias escalas territoriais, nomeadamente as mais locais e do nosso ponto de vista, são frequentemente resultados de situação de violência simbólica ou estrutural. Nesse sentido, é de extrema importância a formação, pensada e concretizada no âmbito da cátedra, para consciencializar os profissionais de mediação artística e cultural da necessidade de prevenção e redução deste tipo de violência.”

Já para a coordenadora da Licenciatura em Animação Sociocultural, Joana Campos: “A pertença à Cátedra da UNESCO permite-nos alargar o conhecimento sobre uma problemática social que, na atualidade, exige uma ação integrada e urgente. A possibilidade de construirmos conhecimento sobre a intervenção nesta área, com outras instituições de formação, profissionais, especialistas e estudantes de vários países, contribui para o robustecimento da formação oferecida nos nossos cursos. Pretendemos assim contribuir para que os nossos estudantes venham a ser profissionais atentos e competentes na promoção de direitos universais e de sensibilização e tomada de decisão e ação das pessoas e pacificação dos vários contextos sociais”.

Texto DR/GCI